Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta quinta-feira, 28, alunos e principalmente professores poderão ter mais contato com o mundo da Ciência na palestra show “Ensinando Química e Ciências de forma lúdica e experimental”, com o professor Honério Coutinho de Jesus, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhando o tema Diversidade, a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) trouxe para a capital esta oportunidade de melhorar a metodologia de ensino da disciplina de Química na sala de aula e homenagear essa área do conhecimento, já que 2011 é o Ano Internacional da Química.

A palestra acontece das 10h às 12h, no auditório do Palácio Araguaia.

Mais sobre o professor Honério

As atividades do evento "Show de Química" tiveram início em 1992 na PUC-Rio, onde na condição de aluno de pós-graduação, ele começou a apresentar uma série de experiências químicas de efeito visual em auditórios e salas de aula, para congressos e em outras atividades universitárias, além de algumas escolas. Tais experiências foram o resultado de um longo trabalho de pesquisa e investigação, desde sua adolescência, onde ele verdadeiramente aprendia Química se divertindo.

No segundo semestre de 1996 o professor Honério formalizou o trabalho através de um projeto de extensão na UFES, renovado até o ano de 2000. Neste período o projeto teve grande impacto na sociedade, com algumas entrevistas concedidas na televisão e em jornais escritos.

Após uma parada de dois anos, o Prof. Honério retomou as atividades do projeto Show de Química no de 2003, agora como evento de extensão do Laboratório de Química Analítica da UFES, dentro de um convênio com a Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

Neste mesmo ano foram realizadas diversas apresentações o que resultou um grande interesse pelas escolas em geral na divulgação e aprendizado da Química para os alunos do ensino médio e fundamental, o que acontece até hoje.

Fonte: Ascom Seduc (com informações do site do palestrante)