Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O casamento comunitário com cerimônia civil e religiosa reuniu 39 casais em Tocantinia, dentre eles o prefeito da cidade e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Manoel Silvino Gomes Neto e a primeira-dama, Nara Cristina Monteiro Gama. O casal representou os outros 38 noivos presentes durante a cerimônia, que aconteceu no Centro Educativo Frei Antônio (Cefya), na noite do último sábado, 30. O pastor José de Ribamar Leite e a missionária Margarida Lemos Gonçalves realizaram o ato ecumênico e a tabeliã do Cartório de Registro Civil, Sandra Cristina Moreira, realizou a cerimônia civil.

O evento contou com cerca de 500 pessoas, dentre casais, familiares e autoridades como o governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos e a primeira-dama, Marilúcia Uchôa Siqueira Campos. O evento foi uma realização da Prefeitura de Tocantínia e do Governo do Estado.

Ao início da cerimônia, os noivos adentraram o hall de entrada da escola, depois as noivas e as damas de honra, quebrando todo o protocolo de casamentos tradicionais. Músicas evangélicas e católicas alternavam durante a celebração. Margaridas, folhagens, cadeiras brancas, um imenso tapete vermelho, iluminação apropriada e móveis rústicos, decoravam o ambiente.

O governador Siqueira Campos e a primeira-dama, Marilúcia Uchôa; o senador Vicentinho Alves e a esposa, Adailde Alves; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Djalma Leandro; o prefeito de Natividade, Joaquim Rodrigues Ferreira e a primeira-dama, Tônia Ferreira; o prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino e a primeira-dama, Vicença Dantas e o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia e a esposa, Liliane Massuia foram padrinhos da união.

Em seguida, os casais ouviram a celebração de Dona Margarida Lemos. “Estamos aqui consolidando lares, que de alguma maneira já estavam prontos, porque foi criado antes de qualquer instituição”, disse.

O casal de servidores públicos Valter Nogueira Gama e Raimunda Borges Guimarães, que vivem junto há oito anos, declararam que o casamento comunitário foi uma oportunidade “maravilhosa” e que o município nunca tinha proporcionado “esse momento” à população.

“Esta foi uma noite muito especial para as famílias de Tocantínia, buscamos levar cidadania e dignidade aos tocantinienses, especialmente para aqueles que vivem em união estável e que queriam regularizar sua situação. Promovemos a união da família e a inclusão social através da formalização do estado civil dos casais”, destacou Manoel Silvino.

Hoje, a realização de uma união matrimonial nas esferas civil e religiosa custa um valor muitas vezes inacessível para os casais, sem contar os gastos com a ornamentação, vestuário, recepção dos convidados e viagem de núpcias, entre outros custos.

O casamento foi encerrado com aplausos e um jantar dançante foi oferecido aos presentes.

Os secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café; Indústria e Comercio, Ernani Siqueira; Cultura, Kátia Rocha; Gestão Hospitalar, Raimundo Boi e a esposa, Warner Pires; os prefeitos de Miranorte, Abrahão Costa Martins; Itacajá, Manoel de Souza Pinheiro e a primeira-dama, Cléa Cunha Porto Pinheiro e de Abreulândia, Gilmar Eldo de Andrade e a primeira-dama, Maria da Assunção Florentino Andrade; superintende do Ibama, Joaquim Henrique Montelo; diretor do Cefya, Andre Gouveia, estiveram presentes na cerimônia. (Assessoria de Imprensa)