Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Cia de Dança de Colinas durante apresentação no 29º Festival de Dança de Joinville Cia de Dança de Colinas durante apresentação no 29º Festival de Dança de Joinville

Após doze dias de participação no 29º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, a Companhia de Dança de Colinas do Tocantins vai se apresentar em palcos tocantinenses. Nesta quarta-feira, dia 03, a Companhia se apresentará na Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT), às 19h45, nos palcos itinerantes do evento. O grupo nem desfez as malas e já se preparam para mais esta apresentação, que também é motivo de muito entusiasmo por parte dos bailarinos.

“Participar da Flit também é uma honra, porque é o maior evento que o Estado realiza com relação a educação e cultura. É uma honra de ter-nos sidos convidados em participar da feira”, comentou o professor e coreógrafo Dennis Rodrigues. “É uma prova de que este trabalho tem valido a pena”, completou.

O grupo deve chegar ainda no período da manhã em Palmas, nesta quarta-feira, para conferir o local do palco e todas as marcações referentes a apresentação da Companhia. A coreografia é “O chamego da roça”, a mesma que foi apresentada no festival de dança de Joinville (SC).

O prefeito José Santana Neto comentou a participação da Companhia, tanto no festival catarinense bem como na feira literária do Tocantins. “A participação da Companhia de Dança de Colinas em dois grandes eventos mostra que os municípios devem investir sempre no fomento a cultura, valorizando os artistas e os profissionais de cada cidade”, afirmou. “Para nós, tanto colinenses como tocantinenses, mostrar a nossa cultura por meio da participação em eventos como esse é uma forma de divulgar o que tem em nosso Estado do Tocantins, além da nossa cidade, Colinas”, ressaltou.

Os bailarinos que participam da apresentação são Josy Ferreira dos Santos, Palloma Freitas da Silva, Joaquim Fernandes de Morais Neto, Nayara de Oliveira e Michael Silva, além do professor e coreógrafo Dennis Rodrigues.

Festival

A experiência em participar do 29º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, no período de 21 a 30 de julho, fez com que o grupo tivesse uma troca de conhecimento com bailarinos profissionais e também a oportunidade de mostrar em palcos internacionais o investimento que a Companhia tem recebido do Município.

“O sul do país ainda acha que o Tocantins, por ser ainda um Estado novo, não tem ainda nenhum tipo de vertente de estudo técnico. E quando a gente passava esta informação de que existe um foco de trabalho relacionado ao estudo técnico da dança, da dança contemporânea, no Tocantins, em específico na cidade de Colinas do Tocantins, eles ficaram surpresos”, conta o professor e coreógrafo Dennis Rodrigues.

Agora, além da expectativa de se apresentarem nos palcos da Flit, o professor espera também que a Companhia se apresente no final do ano em Belém (PA), durante um festival nacional da dança. (Ascom Prefeitura de Colinas)