Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), começa a distribuir as vacinas contra poliomelite e tríplice viral, às Unidades de Saúde da Família (USF), nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 8 horas, na Central Municipal de Vacinas (Cemuv), na 504.

De acordo com Juliana Araújo de Souza Oliva, coordenadora de Imunização de Palmas, serão realizadas duas campanhas ao mesmo tempo, para imunização contra sarampo, rubéola e caxumba, conhecida como tríplice viral e dose de reforço da segunda etapa da paralisia infantil.

“Além de complementar a vacinação contra a poliomelite, objetivo é reforçar a imunização contra o sarampo, uma vez que, muitos países tem registrado casos da doença, nos últimos meses. No Brasil também houve registros de casos, porém todos relacionados à importação do vírus de outros países”, esclarece a coordenadora.

Dia de mobilização

Cerca de 54 mil doses serão distribuídas às 34 USF da Capital e assim que as vacinas chegarem às unidades, a aplicação nas crianças poderá ser iniciada. “No entanto, o dia nacional de mobilização será no dia 13/08 – sábado. Neste dia, teremos 36 unidades de saúde abertas e também outros locais como igrejas e escolas, totalizando cerca de 50 postos que estarão à disposição da população, sábado, de 08 às 17horas”, esclarece Juliana Araújo.

Faixas etárias

As crianças menores de 5 anos vão tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil e as menores de 7 anos de idade vão ser imunizadas contra o sarampo. Essas faixas etárias, em Palmas, juntas, representam um universo de cerca de 53 mil crianças. (Ascom Semus)