Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Produtores rurais do Tocantins e de seis estados vizinhos confirmaram participação no Dia de Campo sobre soja, que será realizado em Lagoa da Confusão, nesse sábado, 6 de junho. O evento, que está sendo promovido pela Uniggel Sementes, empresa que possui uma unidade de processamento de soja naquele município, contará com as presenças do secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, que representará o governador do Tocantins e da presidente da Faet – Federação da Agricultura do Tocantins e CNA – Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu.

Dentre as atividades previstas na programação do dia de campo, estão as palestras: “Agronegócio no Brasil”, proferida pela senadora Kátia Abreu; “Tratamento industrial de sementes de soja” e “Micro-nutrientes da soja”, ministradas pela Uniggel Sementes. Durante o evento, os produtores também farão uma visita pela usina.

A expectativa da organização do evento é de que mais de 400 agricultores de Goiás, de Mato Grosso, da Bahia, do Pará, Piauí e Maranhão, além do Tocantins, participem do dia de campo sobre soja. O evento terá inicio às 9 horas da manhã e acontecerá durante todo o dia.

A região de Lagoa da Confusão é uma das principais produtoras de soja no Estado. Durante o vazio sanitário da soja, período de entressafra, que vai do dia 1º de julho a 30 de setembro, fica proibido o cultivo da oleaginosa em todo o país, com exceção de áreas específicas onde foi comprovada cientificamente que não há proliferação da Ferrugem Asiática. No Tocantins, essa área compreende as Regiões de várzeas tropicais (Formoso do Araguaia, Dueré, Pium, Cristalândia, Santa Rita e Lagoa da Confusão) devido às condições climáticas e territoriais.

A Uniggel Sementes é uma empresa de produção de sementes de soja, que possui uma unidade em Lagoa da Confusão e outra em Chapadão do Céu (GO), além de um escritório em Palmas (TO). Segundo a diretoria da empresa, só a unidade industrial de Lagoa emprega mais de 80 pessoas. A empresa também trabalha as culturas do milho, do algodão, do sorgo e de arroz. (Ascom/Seagro)