A Lei Maria da Penha completa cinco anos neste domingo (7). Relatório divulgado nesta sexta-feira, 5, mostra que foram quase 2 milhões de ligações na Central de Atendimento à Mulher no Brasil todo. Os números divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres mostram ainda que foram 1.952.001 atendimentos.
Esse ano a Central de Atendimento à Mulher registrou mais de 293 mil chamadas de janeiro a julho. No Tocantins ainda não foram divulgados os números de casos e atendimentos referentes a esse ano com relação à violência contra a mulher no entanto ano passado foram mais de 2 mil casos.
A casa Oito de Março, entidade que atua no acompanhamento das mulheres vítimas de violência no Tocantins, considera que os avanços para o Estado foram poucos nesse cinco anos.
“Avançou pouco na nossa avaliação. O único diferencial foi a criação das varas especializadas mas em termos de atendimento direto não avançou praticamente”, salientou a coordenadora da entidade, Bernardete Aparecida em entrevista ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 5.
O diferencial apontado é a criação das varas especializadas em defesa à mulher no entanto nos municípios do interior não existem delegacias especiais.
Falta de informação
Outro impasse na luta contra a violência seria ainda a falta de divulgação de informações sobre a lei nas comunidades, igrejas e escolas. “As mulheres chegam aqui totalmente desinformadas não há formação na comunidade e nas igrejas”, salientou.
Para a coordenadora outra mudança que poderia trazer resultados seria o aumento da carga horária no atendimento do serviço de apoio 24 horas que atualmente não funciona nos finais de semana.
Como na maioria dos estados brasileiros, outro problema acerca da questão é a desistência de maioria das vítimas em denunciar o agressor.