Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os jovens de 15 a 18 anos, que estejam cursando o Ensino Médio em qualquer escola pública do país podem se inscrever para participara do programa Jovens Embaixadores 2012, um intercâmbio cultural que levará 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos com todas as despesas pagas. Os interessados têm até o dia sete de agosto para se inscrever na décima edição do programa.

Para se candidatar a “embaixador” do Brasil nos EUA o aluno deve ter boa fluência no idioma inglês, bom desempenho escolar, ter trabalho voluntário prestado e jamais ter viajado para os Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas pelo Facebook da Embaixada dos EUA: http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR. Para obter mais informações sobre o programa os participantes podem acessar o site: http://www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php.

O programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e hoje acontece em mais 24 países. Desde o lançamento do programa, 249 estudantes brasileiros já foram contemplados com o intercambio. Em 2011 dois alunos de escolas estaduais do Tocantins foram semifinalistas do programa: João Lucas Pires Lopes, do Colégio Estadual São Pedro em Abreulandia e Lucas Duarte Silva do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína.

O CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação – é um dos parceiros do projeto que conta ainda com o apoio das empresas: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Nike e IBM. (Ascom/Seduc)