Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Aldemar Ribeiro

Com o objetivo de recuperar a prática de algumas brincadeiras e esportes lúdicos foi realizado, na manhã do último sábado, 7 de agosto, o 1º Festival de Pipas do Tocantins. O evento foi uma solicitação do governador Siqueira Campos à Secretaria da Juventude e dos Esportes, que executou a ação. Segundo a Secretaria da Juventude, cerca de 500 crianças participaram do evento, realizado na Praça dos Girassóis.

Segundo Olyntho Neto, secretário da Juventude e dos Esportes do Tocantins, a intenção principal do Festival de Pipas foi estimular o resgate de brincadeiras lúdicas e propiciar a união das famílias. “Queremos oferecer aos jovens e às crianças oportunidades de recreação e lazer”, disse Olyntho, acrescentando que com ações como esta consegue-se manter a união das famílias e os jovens e crianças longe da criminalidade e das drogas.

“Queremos expandir este Festival de Pipas a outras cidades e realizar festivais de outras brincadeiras como bolinha de gude, pião e carinho de rolimã”, destacou o secretário. Olyntho disse ainda que o governador Siqueira Campos pediu que a Praça dos Girassóis fosse melhor utilizada e que, por isso, a população pode esperar mais ações de recreação para as crianças e jovens no espaço.

A jovem Jordhana Borges, 10 anos, empinou uma pipa pela primeira vez neste domingo. “Achei um pouco difícil fazer a pipa, mas depois de pronta foi bem fácil de levantar e bem legal de brincar”, disse a menina, moradora do Jardim Taquari.

Para a educadora Maria de Fátima de Araújo Lima, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves, a ação foi muito importante por que representa investimento e preocupação com jovens e crianças. Além disso, a professora, que levou para a praça 37 alunos, disse que a ação é importante para o aprendizado da socialização e do trabalho em grupo.

O governador Siqueira Campos também esteve presente no evento e foi recebido calorosamente pelas crianças. Segundo ele, a realização do Festival de Pipas foi uma maneira de gerar atrativos e diversão para as crianças da capital. "Eu vim para cuidar de vocês. E cuidar também quer dizer trazer alegria. Se eu pudesse faria festivais de pipas e passeios de helicópteros todos os dias nas 139 cidades, mas infelizmente não temos recursos para isso", destacou o governador.

O governador conversou com as crianças e disse que todas elas são seus netos, e assim ele se via na obrigação de dar alguns conselhos. “Não quero que me agradeçam por este festival, quero que estudem, respeitem seus pais e busquem um futuro melhor para vocês”, enfatizou o governador. Siqueira Campos disse ainda às crianças que elas não devem ouvir conselhos de estranhos. “Seus melhores amigos são seus pais e seus professores. Não deem atenção a malandros, por que malandro tem conversa bonita, mas essa conversa não leva alugar nenhum.”, enfatizou.

Premiação

Foram premiados 10 participantes do Festival de Pipas. O júri avaliou os quesitos tamanho, beleza e performance, e foi composto pelo secretário da Juventude e dos Esportes Olyntho Neto; pelo secretário executivo da Juventude e dos Esportes, Thiago Barros; pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires; pela superintendente de Diversidade da Secretaria da Educação, Aurora Mazarello, e pela diretoria estadual de Assistência à Mulher, Rita de Cássia Pereira. (Secom)