Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Philipe Ramos

Foto: Philipe Ramos

Como porta de entrada e saída para as empresas, o Governo do Tocantins por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins), tem a satisfação de comemorar 34 anos de história nesta segunda-feira, 23 de janeiro, data que marca a criação do órgão. Desde 1989 o órgão vem contribuindo com o desenvolvimento econômico do Estado, e principalmente com a geração de emprego e renda, devido ao avanço tecnológico e de inovação no processo de registro público de empresas mercantis. Uma ação que é fruto do trabalho da desburocratização e simplificação dos processos.

Durante toda essa história de funcionamento, vários servidores públicos passaram pela autarquia, uns permaneceram e outros foram alocados para outros órgãos. No período de 34 anos, passaram-se 14 presidentes na Jucetins, dentre eles citamos o advogado, Manoel Pires, como o primeiro a exercer o cargo. “Recebi a incumbência do então Governador Siqueira Campos para exercer essa missão e fiz com afinco e dedicação. Como tudo era na base do improviso, abri a Jucetins na sala da minha casa na capital provisória de Miracema – TO que permaneceu por alguns meses até se estruturar. Nessa época não existia as secretarias de Governo, mas aos poucos íamos fazendo o registro das empresas e nomeando a equipe técnica e organizando o órgão”, destacou o ex-presidente da Jucetins.

Manoel Pires, ficou no cargo de 01/01/89 a 01/02/1991 e durante sua gestão recorda a criação das Regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi, convênio firmado com a Junta Comercial de Goiás para solicitação do acervo das empresas para o Tocantins. Além de ter contribuído com a nomeação dos primeiros leiloeiros do Estado e dos primeiros servidores da autarquia. “Passamos muita luta, dificuldades, fomos desbravadores, perseverantes, mas o importante foi a superação dos desafios. Sinto-me feliz por fazer parte da história do Estado e de ter dado os primeiros passos para o desenvolvimento da Jucetins. Desta forma parabenizo o atual presidente da Jucetins pelo progresso do órgão e pela competência em suas ações”, disse Manoel Pires, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Primeiros Registros

Um fato curioso foi a abertura da primeira empresa em 1989, como é o caso da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (Codetins), que teve um papel de suma importância no desenvolvimento econômico e social no Estado e atuou como instrumento auxiliar do Governo do Estado. Participava de empreendimentos públicos ou privados, por ação direta, indireta, associativa ou através de subsidiárias, mediante convenções, contratos ou ajustes e assumia empréstimos e repassava recursos. Assim foram surgindo outras empresas no então Estado mais novo do país. O atual presidente da Jucetins, José Aníbal, também foi presidente da primeira empresa aberta no Estado, a Codetins.

Pioneirismo

A história da Jucetins é marcada por raridades, como servidores que atuam no órgão desde sua criação e que permanece até os dias atuais. Como é o caso de Hilda Cristina, atual Gerente de Atendimento da Jucetins. Com 34 anos de história profissional, ela relembra que passou por todas as funções de registro mercantil. “Entrei na Junta com 17 anos, aprendi a trabalhar aqui. Foram anos de aprendizado, luta, é de muito trabalho. Éramos poucos na época, havia uma grande demanda de serviço e o interesse dos empresários em abrir seu próprio negócio era muito grande, desta forma o órgão era lotado de pessoas para o atendimento presencial. Muitas vezes levei as instruções normativas para estudar à noite na minha casa, por falta de tempo no horário de trabalho”, relatou.

Hilda Cristina por ser a mais antiga e que permanece até hoje, relembra que as lutas trouxeram amadurecimento e conhecimento, o que favoreceu a e viabilizou a ministração de cursos e treinamentos para os colegas analistas que iam sendo contratados na Jucetins. Desta forma ensinava assuntos relacionados ao registro mercantil. Devido a simpatia e bom relacionamento com as pessoas, Hilda é conhecida com sorriso no rosto no atendimento ao público. “Para mim é uma satisfação fazer parte dessa história de evolução e de desenvolvimento”, relembra.

O administrador, Erlan Souza Milhomem, também é pioneiro e atua na Jucetins desde 1989. Lembra que na época tudo era muito burocrático e dificultoso. “Na época, era tudo manual, o processo de abertura demandava tempo. O contador peregrinava muito para resolver as questões dos empresários junto aos órgãos públicos. Mas graças ao avanço tecnológico, a Jucetins foi o primeiro órgão a digitalizar o acervo em parceria com o Sebrae, o que trouxe agilidade nos processos de abertura de empresas”, destaca. O servidor atualmente exerce o cargo de Secretário-Geral da Jucetins, e já passou por várias funções no órgão, como Vice-Presidente e Diretor Financeiro.

Para um dos contadores que tem acompanhado a história do órgão, a Jucetins tem feito um trabalho diferenciado e muito importante para o órgão. “A Jucetins tem prestado excelentes serviços, principalmente ao contador como principal usuário da autarquia. Desta maneira, destaco a agilidade e eficiência no processo de abertura de empresas. Parabenizo pelos 34 anos de história e por ser uma das Juntas mais eficientes do país, desta forma torço para que continue evoluindo”, disse.

Avanço tecnológico

Segundo o presidente da Jucetins, José Aníbal, a autarquia tem tido avanços significativos, graças à legislação que tem contribuído de forma efetiva para a agilidade na prestação dos serviços. “Atualmente o Tocantins conta com 185.594 mil empresas ativas registradas no órgão, as quais estão situadas nos 139 municípios e principalmente em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. O segmento econômico que mais prevalece no Tocantins é o do Comércio com 40% em todo o Estado, que representa 77 mil empresas em funcionamento nos 139 municípios. Também nos destacamos pela desburocratização, simplificação e agilidade. Em média registramos a abertura de 2 mil empresas por mês no Tocantins, destacou o gestor.

Aníbal também destaca a integração que a Jucetins tem feito entre os órgãos para incentivar o empreendedorismo, a automatização de processos, além de ter conquistado o primeiro lugar no ranking nacional de tempo para abertura de empresas, as quais classifica como conquistas do governo Wanderlei Barbosa que levaram o Tocantins a ser um exemplo de sucesso para o registro empresarial brasileiro.