Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os conselheiros da Embaixada da Espanha, José Maria Gómes-Nieves e Jésus Salas Zapateiro se reuniram no final da tarde desta segunda-feira, 08, na sala de reuniões da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia com o titular da Pasta, Borges da Silveira e com a presidente da FAPT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins, Andrea Stival.

Na reunião a comitiva espanhola conheceu os programas e ações inovadoras desenvolvidas no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no Tocantins. Eles foram informados sobre programas de incentivo a pesquisa como, Pronex – Programa de Núcleos de Excelência em Pesquisa; DCR – Desenvolvimento Científico Regional e Estruturante, que visam estruturar e fortalecer as pesquisas aplicadas no Tocantins. Também foram citados os estudos realizados para a implantação do Parque Tecnológico em Palmas.

Borges da Silveira enfatizou as ações de incentivo à inovação nas empresas e as Tecnologias Sociais com o objetivo de consolidar a economia Tocantinense. O secretário Borges disse que o Governo do Tocantins tem bastante interesse de desenvolver parcerias, acordos e intercâmbios com o Governo Espanhol.

Educação

Em relação à Educação Profissional os representantes do Governo Espanhol ficaram entusiasmados com as ações desenvolvidas pela Secretaria na área de Educação a Distância ofertando cursos de Graduação, Pós–Graduação, Técnico Profissionalizante e até cursinho preparatório para o Enem, “O Governo do Tocantins entende que através da profissionalização dos nossos jovens e da capacitação dos nossos trabalhadores é que poderemos melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Borges da Silveira.

Na apresentação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins, a presidente Andrea Stival, disse que embora a FAPT tenha sido criada recentemente já é possível mensurar avanços no planejamento das ações. “A Fundação já vem se consolidando como um forte instrumento para interligação entre as universidades e as empresas tocantinenses e de captação de recursos nacionais e internacionais para o Estado”, explicou Stival. (Ascom/Secretaria de Ciência e Tecnologia)