Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Medalha de ouro, de prata e bronze, os meninos e meninas que saíram de Palmas rumo à conquista de um sonho, foram vencedores. O 3° Panamericano de Karatê, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 03 a 07, deste mês, reuniu 12 países, e cerca de 1.200 atletas. Mesmo com o desafio eles trouxeram na bagagem, novas experiências, histórias para contar e a certeza de mais conquistas.

As irmãs gêmeas Lívia e Ligia, da Escola Estadual Irmã Aspazia de Porto Nacional, são tão unidas que até na hora de competir vão juntas. As duas disputaram na modalidade 13 a 14 anos e mostraram que juntas não tem para ninguém. Lívia Nunes foi medalha de ouro, e Ligia Nunes, emplacou o 5° lugar no quadro de vencedores.

“Competimos com atletas do Chile, Argentina, foi muito bom participar. Por ser a primeira vez que estamos em uma competição deste nível conseguimos ótimos resultados, e sempre uma dando apoio para outra”, relatam as irmãs.

O professor das duas e presidente da Federação Tocantinense de Karatê Interestilo, Jucivaldo Dias, explica que tanto as gêmeas quanto os outros 25 atletas que formaram a delegação tocantinense para o Pan, fazem parte do projeto Guri. A ação é desenvolvida em Palmas, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, e atende cerca de 500 estudantes das redes estadual e municipal de ensino. “Atualmente temos professores da federação que estão trabalhando nas escolas, estes meninos treinam duas vezes por semana, por isso a preparação tem dado resultados”, esclarece o Jucivaldo.

Os atletas viajaram com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação, Esportes e Juventude e Secretaria Municipal de Educação.

Confira a lista dos ganhadores:

Livia Nunes Ferreira – 1° lugar – Kumitê (categoria 13 a 14 anos) Escola Estadual Irmã Aspazia – Porto Nacional.

Mayra Morgana Gomes – 3° lugar – Kumitê e Kata (15 a 17 anos) CEM – Felix Camoa – Porto Nacional.

Ligia Nunes Ferreira – 5° lugar – Kumitê (13 a 14 anos) Escola Estadual Irmã Aspazia – Porto Nacional.

Carlos André Sousa – 5° lugar – Kata (13 a 14 anos) Escola Estadual Dom Pedro – Porto Nacional.

João Vitor Ramalho – 3° lugar – Kumitê (11 a 12 anos) Escola Municipal de Tempo Integral Santa Barbara.

Jorge de Sousa Lima – 5° lugar – Kumitê (13 a 14 anos) Escola Municipal de Tempo Integral Santa Barbara.

Felipe Sousa Pereira – 3° lugar – Kata (11 a 12 anos) Escola Municipal de Tempo Integral Santa Barbara. (Ascom/Seduc)