Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Centenas de pessoas prestigiaram a cerimônia que oficializou a transformação do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, localizado em Tocantínia, em Colégio Estadual de Tempo Integral Fé e Alegria Frei Antônio, nesta quarta-feira, 10, na sede do próprio colégio, que contou com diversas apresentações culturais. Com 54 anos de existência, a unidade de ensino é a primeira do município a adotar a metodologia de Educação Integral, o que vai beneficiar, diretamente, os cerca de 580 alunos atendidos por ela, sendo que deste total aproximadamente 250 são de indígenas da etnia Xerente.

Presente no evento representando o governador do Estado, Siqueira Campos, o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, afirmou que a cidade voltará a ganhar o destaque educacional que anteriormente possuía. “Há algum tempo, Tocantínia era considerada o farol da Educação no Tocantins; e com a inauguração deste Colégio de Tempo Integral nós temos certeza de que ela voltará a ser referência para as demais cidades vizinhas. Com as adaptações curriculares que prestigiam as habilidades intelectuais e cognitivas dos estudantes, isto somado à inserção gradativa de módulos profissionalizantes na rotina deles, logo o município vai colher os bons frutos que virão da formação integral e de qualidade que os jovens daqui passarão a ter”, profetizou Danilo de Melo.

Também estiveram presentes na cerimônia a superintendente de ensino integral da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Cleudemar Abreu Lopes, a diretora regional de ensino de Miracema, Maria Marlene Rocha Coelho, outros servidores da Seduc, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, e o diretor do novo Colégio de Tempo Integral, André Ribeiro Gouveia, que destacou a importância histórica da cerimônia. “Como anfitrião disto tudo, eu posso afirmar que estou muito feliz pelo crescimento pelo qual passa o Fé e Alegria Frei Antônio. Depois de 54 anos e de tantos missionários que por aqui passaram para educar, nós pudemos escrever mais uma bonita página no livro sagrado do saber que registra a história desta unidade, já que sempre foi a meta deste agora Colégio atender de forma integral os alunos. Por isto agradecemos muito ao secretário Danilo e ao governador Siqueira Campos pela benfeitoria que estão realizando, e que não é só para os alunos daqui, mas, principalmente, para toda a comunidade de Tocantínia”, exaltou o diretor.

Atendendo à diversidade

Um dos líderes da tribo Xerente, que vive no município de Tocantínia, Lázaro Calixto Xerente fez questão de destacar a alegria que o próprio povo sente pela democratização do acesso à Educação de qualidade possibilitada pelo governo do Estado. “Nós temos cerca de 250 alunos Xerentes aqui neste Colégio, e eles sempre foram tratados bem, podendo aprender a cultura dos brancos e reforçando a cultura da nossa gente, porque tem três professores daqui que são preparados para ensinar a nossa língua e a nossa tradição aos nossos pequenos indígenas. Com esta mistura, quando eles saírem do colégio eles vão poder conseguir trabalho com mais facilidade, se precisarem”, apontou Lázaro Xerente.

Entrega de notebooks

Na ocasião, o governo do Estado realizou 43 novas entregas de notebooks para os educadores da rede estadual de ensino, desta vez de Tocantínia, o que visa instrumentalizá-los com o que há de mais moderno, o que favorece, ainda, a formação continuada de cada servidor da Educação. Agora, contabilizando estas máquinas, cerca de 5.487 educadores já foram beneficiados com os microcomputadores em 66 diferentes municípios do Tocantins; até o final de 2011, a Seduc pretende fornecer, em comodato, um total de 12 mil equipamentos semelhantes, atendendo a todos os educadores das unidades estaduais de ensino tocantinenses.

Próximas inaugurações

Durante o mês de agosto, nove outras unidades de ensino também passarão a atuar no regime integral, sendo elas, em sequência, as escolas estaduais Dom Pedro II e Frei José Maria Audrim, ambas de Porto Nacional, no próximo dia 18; a Escola Estadual Comendador Pádua Fleury, de Pedro Afonso, no dia 19; a Escola Estadual Maria da Glória, de Tupirama, também no dia 19; Colégio Estadual Santa Maria, do município de Santa Maria, no dia 20; o Colégio Estadual José Seabra Lemos, de Gurupi, no dia 23; a Escola Estadual São Francisco de Assis, de Axixá, no dia 25; na mesma data, a Escola Estadual Augustinópolis, do município de Augustinópolis; e por fim, no dia 30 a Escola Mestra Eva Nunes da Silva, em Natividade. (AScom/Seduc)