Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O trabalho de cunho educativo levado à população pela Brigada da Comunicação, que faz parte do Pacqto - Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins, entra em sua segunda etapa a partir da segunda-feira, 15, com duas equipes. Uma passa a atuar na região Norte e a outra na região Sul do estado, onde se inicia pelas escolas públicas de Palmas a distribuição de um álbum, com conteúdo inédito, de figurinhas dispondo sobre fauna, flora e aspectos geográficos do Tocantins, que podem ser adquiridas por notas fiscais em compras de R$ 30 ou mais.

Em cada município a população está sendo conclamada a participar, desde os prefeitos, vereadores, servidores da administração, diretores de escolas, alunos, associações de bairros, associações em geral, sindicatos, assentamentos rurais, pequenos, médios e grandes proprietários rurais e órgãos estaduais e federais nos municípios, aos veículos de comunicação, enfatiza o secretário de Comunicação do Tocantins, Arrhenius Naves.

Observa o secretário que é muito importante a intervenção e a participação de cada administração municipal nesse processo de ajudar a esclarecer a comunidade quanto aos prejuízos trazidos ao meio ambiente, à saúde e ao bem-estar de cada um. Por isso, “acima de tudo, deve o prefeito contribuir, cobrar, observar e denunciar a ação de alguém tocando fogo, seja grande ou pequeno produtor”, alerta ele.

Integram o Pacqto cerca de 23 órgãos e entidades parceiras, com respaldo à atuação do governo estadual na transversalidade.

Ele procura mostrar que o Governo do Estado tem feito a sua parte e que, se todos assumirem esse compromisso, o Tocantins não mais ostentará a “horrorosa posição [o 2º estado que mais registrou focos de incêndio no país no ano passado], com o ar impuro, hospitais lotados de crianças, devido a problemas respiratórios”, recorda, frisando que as ações do Pacqto contribuíram bastante para a redução das queimadas este ano, em 73% até o momento, porém diz que é um resultado que se deve ao esforço de toda a sociedade.

O Pacqto e o trabalho que se segue

O Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins iniciou suas atividades no mês de junho, em Lagoa da Confusão, município que juntamente com outros 29 no estado foram responsáveis por 80% das queimadas em território tocantinense em 2010, só ficando atrás do Mato Grosso.

Conforme estabelecido em reunião realizada na quarta-feira, 10, na SEMADES - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as duas equipes levarão a cada cidade, assentamento e escola formas de sensibilizar a população contra os malefícios das queimadas na degradação do solo, da água, para a vegetação e os animais. De acordo com Eliane Campos, superintendente de Marketing e Publicidade da Secom - Secretaria de Estado Comunicação, Lizarda é o município da região do Jalapão que, ao ser incluído na rota do Rally dos Sertões, terá as ações do Pacqto desenvolvidas por este.

Para tanto, a exemplo do que vem ocorrendo esta semana em Ponte Alta do Tocantins e outros municípios do Jalapão, uma campanha promocional traz, por meio de uma cartilha, conhecimento e entretenimento para alunos, professores e pais, adesivaço do Pacqto Entre Amigos, palestras, teatrinho de fantoches, desenhos animados e divulgação local nos meios de comunicação – carro de som, rádios e outros. (Secom)