Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Nômades Grupo de Dança (NGD), de Goiânia, apresenta o espetáculo “Última Gota” nos dias 12 e 13 de agosto no Teatro do SESC de Palmas às 20h com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (para estudantes e maiores de 60 anos). O grupo também realiza oficina gratuita de dança contemporânea.

Pela primeira vez no Tocantins, o NGD chega para realizar uma das etapas da turnê nacional programada para o ano de 2011 e que é fomentada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010/2011. “Ao todo serão seis cidades localizadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte”, informa William Bernardes, coordenador geral do grupo. A diretora e coreógrafa Cristiane Santos considera um privilégio iniciar a turnê em Palmas. “A cena da dança está crescendo na cidade. Esperamos o público em nossos espetáculos e na oficina. Tenho certeza que será um momento de trocas significativas”, revela a coreógrafa.

“Última Gota” foi estreado em 2009 e desde então já integrou a programação de inúmeros festivais como Festival de Dança de Juiz de Fora, Festival Internacional de Dança Paralelo 16, Festival de Artes Cênicas de Jaraguá, Festival de Artes de Goiás e Festival Danza en la Ciudad, em Bogotá (Colômbia). O espetáculo tem como tema as situações em que os limites individuais são questionados. “São situações de angústia, dúvida e procura que tratam de limites e de superação”, analisa Cristiane, coreógrafa residente do grupo desde sua fundação em 2002.

Neste ponto, a própria temática da coreografia parece se inspirar no histórico do grupo. Criado como um núcleo experimental para alunos do Ensino Médio do antigo CEFET-GO (hoje IFG), o NGD desvinculou-se da instituição em 2004 para trilhar os caminhos de um grupo independente. Os bons resultados colhidos pelo trabalho desenvolvido sempre foi motivação para dar continuidade. “Goiânia tem um mercado de dança frágil. Além da burocracia, é difícil encontrar bailarinos profissionais e qualificados”, desabafa Cristiane.

Às vésperas de completar uma década, o NGD se lança em turnê nacional para ampliar a divulgação do seu trabalho. O grupo mantém uma rotina de ensaios diários e está sempre engajado em programas de formação de público junto às secretarias de Educação e Cultura da Prefeitura de Goiânia. “Já dançamos até em presídio. E em inúmeras escolas da periferia. Sem iniciativas como essa, dificilmente entraríamos em contato com esse público que não tem oportunidade e costume de ir ao centro e freqüentar teatros”, calcula o coordenador William.

Dentro da proposta de disseminar informações sobre a Dança Contemporânea, o NGD vai realizar uma oficina de Criação Coreográfica nos dias 12 e 13, das 8h às 11h, na Escola de Dança Espaço Contágius. A oficina disponibiliza 25 vagas para interessados que já tenham alguma vivência em dança. A inscrição é gratuita e o preenchimento das vagas será por ordem de chegada. Para mais informações, vale a pena consultar o site do grupo www.ngd.art.br.(AScom/Sesc)