Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Foi realizada no último sábado, 13, a etapa final da competição de Tênis de Mesa – categoria 12 a 14 anos, dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Na ocasião, quatro atletas foram classificados para os Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs), em João Pessoa/PB, entre os dias 9 e 18 de setembro.

Segundo o presidente da Federação Tocantinense de Tênis de Mesa (FTTM), Raphael Azevedo Dias, os quatro representantes da modalidade classificados pelo Tocantins tem chances de voltar com bons resultados da competição nacional. “Nossos quatro representantes são muito talentosos e podem brilhar na etapa nacional dos Jogos; estamos confiantes de que eles podem trazer bons resultados para o Estado”, disse. Nesta modalidade, os campeões e vices, tanto masculino como feminino, são qualificados para disputar nas modalidades individuais e equipe.

Há dois anos jogando juntos, em algumas ocasiões como parceiros, já em outras como oponentes, o campeão dos Jets, Júlio César Figueiredo de Oliveira, de 12 anos, e o vice, Gustavo Silva de Aguiar, de 13, também acreditam que o entrosamento potencializa a chance de medalhas deles no nacional, e destacam que vão intensificar os treinos para que voltem vitoriosos. “Nós somos muito amigos e já conhecemos o jogo um do outro, o que ajuda bastante; mas quando estamos um contra o outro nós deixamos isto de lado, pois queremos sempre vencer”, provocou César, enquanto Gustavo complementou: “muita gente acha que o Tênis de Mesa é só bater na bolinha e defender a bolinha, mas tem muita técnica e tática nisto, e só com os treinos é que nos aprimoramos, por isto vamos reforçar os nossos”, bem apontou.

Superação na base do talento

Com menos de um ano de prática do Tênis de Mesa, Laryssa Azevedo Carvalho, de 13 anos, confessou que se surpreendeu com o título, pois não acreditava que poderia vencer tantas rivais. “Eu estava descrente no início, já que comecei a jogar Tênis de Mesa no início deste ano, apenas por brincadeira. Como tinha muita gente boa aqui, eu pensei que não passaria da primeira fase, mas fui ganhando confiança no meu talento, percebendo que podia ir além, e me concentrei mais. O resultado foi este: me tornei a campeã e vou representar o Tocantins fora do Estado. Estou feliz, mas preciso melhorar muito, principalmente no saque, que está irregular”, revelou.

Classificados no Tênis de Mesa 12 a 14 anos

Feminino:
Campeã: Laryssa Azevedo Carvalho, do Colégio Dom Oriono, de Tocantinópolis.
Vice-campeã: Milena Rodrigues, do Colégio Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.

Masculino:
Campeão: Júlio César Figueiredo de Oliveira, do Marista, de Palmas;
Vice-campeão: Gustavo Silva de Aguiar, do Colégio São Francisco de Assis, de Palmas. (Ascom Seduc)