Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma grande procissão finalizará a programação religiosa da 32ª Romaria do Senhor do Bonfim que juntamente com a 5ª ExpoTabocão acontecem desde o dia 05 de agosto no município de Fortaleza do Tabocão, região Centro-Norte do Tocantins. Às 17 horas, romeiros da cidade e de vários municípios sairão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e vão percorrer cerca de 1,6 km até o Santuário do Senhor do Bonfim, onde será realizada uma grande missa campal celebrada pelo padre Milton Alves da Silva. O tema da celebração será “Paróquia – Comunidade de Comunidades”.

Um dos romeiros é o jornalista Elcio Dias que saiu de Miracema do Tocantins nesse domingo, 14, rumo a Santuário do Bonfim para agradecer a graça de ter se curado de um grave linfoma (câncer no estômago). Foram quase 20 horas caminhando sob o sol quente, mas que segundo ele é pouco para agradecer a cura. “Fui desenganado e o médico me mandou ir morrer em casa. Nesse momento pedi ao Senhor do Bonfim que me ajudasse, recebi a graça, me curei e hoje vivo uma vida normal”, conta o jornalista pai de dois filhos e que nos finais de semana não dispensa um jogo de futebol e gosta de tocar violão para os amigos. Durante o percurso foi acompanhado por dez pessoas em veículos, entre familiares e amigos.

A procissão também será prestigiada pelo governador do Tocantins, Siqueira Campos, o prefeito de Fortaleza do Tabocão, João Batista de Oliveira, conhecido como João Cirino, e outras autoridades estaduais e municipais.

Devoção no Senhor do Bonfim

A história dos Festejos do Senhor do Bonfim em Fortaleza do Tabocão começou com a devoção de Valdemar Alexandrino, antigo morador que após receber uma graça do santo, construiu uma capela no alto do morro próximo a cidade de fácil acesso à população para que todos os devotos da comunidade pudessem fazer suas orações e pagar suas promessas.

No ano de 2005, a nova administração municipal realizou uma ampla reforma na capela, dotando o espaço de uma infraestrutura visando o respeito ao romeiro e conforto aos visitantes. Ainda foi construído um grande galpão, que em homenagem ao devoto recebeu o nome de Valdemar Alexandrino.

O prefeito João Cirino explicou que Romaria do Senhor do Bonfim e a ExpoTabocão são grandes manifestações da fé dos romeiros e impulsionam a economia do município, pois são gerados vários empregos temporários. (Assessoria de Imprensa)