Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, por meio da Subsecretaria de Assentamentos e Pequenas Propriedades, continua com as atividades de monitoramento aos projetos agrícolas do Estado. A coordenadoria de Crédito Fundiário inicia na próxima segunda-feira, 15, o acompanhamento em mais 35 projetos rurais em sete municípios do Estado, atendendo 485 agricultores familiares. O monitoramento desta etapa encerra no dia 21 de agosto, no município de Nazaré do Tocantins.

O monitoramento acontece, simultaneamente, com duas equipes de trabalho. Uma atenderá a região do Bico do Papagaio, nos municípios de Sampaio, Araguatins e Nazaré. Outra equipe atuará na região Centro-Oeste do Estado, nos municípios de Abreulândia, Dois Irmãos, Araguacema e Divinópolis.

A iniciativa tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre as normas e procedimentos do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário. As orientações são em diversos aspectos como, regularização de terras, individualização, renegociação, prestação de contas. E ainda sobre a aplicação do SIC – Subprojeto de investimentos Coletivo.

Segundo Lucélia Souza Dias, integrante da UTE – Unidade Técnica Estadual, esta ação do governo do Estado é importante para os agricultores familiares. “Além de esclarecer os produtores sobre as normas corretas, dispomos do suporte técnico para que os agricultores façam seus projetos e garantam bons resultados, desenvolvendo suas atividades rurais”, observou.

A UTE é uma entidade composta de 20 integrantes do governo do Estado, sociedade civil e privada. Os membros são os responsáveis para avaliar, monitorar, acompanhar e aprovar os projetos agrícolas oriundos de recursos financeiros do PNCF.

(Ascom Seagro)