Quase 17 mil eleitores já foram recadastrados biometricamente em Paraíso do Tocantins (7ª ZE). Com 30.880 eleitores, o total de recadastrados já representa 53,56% do eleitorado da cidade. Em toda a Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo, Paraíso e Pugmil, o recadastramento já chegou a 35,11% de seus mais de 60 mil eleitores.
O comparecimento do eleitor ao Cartório Eleitoral ainda não é obrigatório. No entanto, os eleitores destas cidades já podem se dirigir ao cartório eleitoral para realizar o recadastramento, como fez o técnico em telefonia Valteir Teixeira. “Me recadastrei ainda em janeiro para evitar filas. O atendimento é rápido e o novo sistema bem prático”, afirmou. Valteir voltou ao cartório para levar a sogra, Maria Madalena Silva para realizar o recadastramento.
Gurupi
Em Gurupi (2ª ZE), mais de 21 mil eleitores já estão aptos a votar através da identificação pelas digitais. Somado aos municípios de Aliança, Cariri e Crixás, o recadastramento biométrico na região já atinge 35,11% da população. Até o momento cerca de 65 mil eleitores já foram recadastrados em todo o estado. Nas últimas Eleições mais de 25 mil eleitores tocantinenses votaram através do novo sistema.
A acadêmica, Beatriz Siriano, aproveitou seu dia de folga para realizar o recadastramento no Cartório de Gurupi. Apesar de estarem sendo realizados cerca de 200 atendimentos diariamente, a estudante afirmou ter sido atendida em menos de 15 minutos. “Este processo é mais rápido e mais seguro”, afirma.
De acordo com o cronograma de recadastramento equipes da Justiça Eleitoral devem se deslocar para todas as cidades da segunda etapa, onde serão montados locais de recadastramento do eleitor. Os prazos e locais de cadastramento serão divulgados pela Justiça Eleitoral.
O eleitor que desejar realizar seu recadastramento deve procurar os Cartórios Eleitorais de Paraíso e Gurupi portando os seguintes documentos: Cópia e original de qualquer documento de identificação oficial com foto (carteira de habilitação não é válida); Cópia e original do CPF; Comprovante de residência atualizado. (Ascom TRE-TO)