Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Este ano, além da Provinha Brasil de português, aplicada desde 2008, os estudantes das escolas públicas, matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, farão pela primeira vez a Provinha de matemática, implementada pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Tocantins serão avaliados mais de 10 mil alunos da rede estadual de ensino e 3,3 milhões de estudantes em todo o País.

A primeira edição da Provinha de matemática está marcada para o dia 24 de agosto e vai avaliar os conhecimentos dos estudantes na fase inicial de alfabetização com questões sobre os números e operações, geometria, grandezas e medidas, além da resolução de problemas de subtração. O teste tem 20 questões de múltipla escolha e será aplicado pelo professor em sala de aula ou por coordenador pedagógico. Na rede estadual a responsabilidade da aplicação é da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que já distribuiu os kits da avaliação para as Diretorias Regionais de Ensino de todo o estado.

Os resultados da Provinha Brasil fornece a educadores e gestores um diagnóstico referente ao processo de ensino aprendizagem em português e matemática nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com Robson Vila Nova, coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino da Seduc e interlocutor do INEP, a Provinha Brasil serve de instrumento para aperfeiçoamento do sistema de ensino. “Com essas avaliações é possível conhecer os avanços e as fragilidades de cada turma e de cada aluno em relação à aprendizagem. É uma forma de análise e reflexão que contribui para melhorias no processo ensino aprendizagem”, explica.

Para o próximo ano o MEC apresenta outra novidade, a distribuição para as escolas públicas das Provinhas de língua portuguesa e matemática, no início e no final do ano letivo. O objetivo das duas avaliações anuais é aferir os progressos alcançados pelos estudantes do início ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. (Ascom Seduc)