Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Adriana Aguiar pontuou que este passo é importante e marca o início da expansão da Universidade para outras realidades

Adriana Aguiar pontuou que este passo é importante e marca o início da expansão da Universidade para outras realidades Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Adriana Aguiar pontuou que este passo é importante e marca o início da expansão da Universidade para outras realidades Adriana Aguiar pontuou que este passo é importante e marca o início da expansão da Universidade para outras realidades

O 1° vestibular do curso de Medicina da Universidade de Gurupi (Unirg), câmpus de Paraíso do Tocantins, é aplicado neste domingo, 2, e oferta 60 vagas para a composição da primeira turma. Para celebrar a conquista educacional para a comunidade de Paraíso, uma solenidade foi realizada na prefeitura do município com participação de autoridades do Governo e das entidades envolvidas no processo de implementação da instituição.

Representando o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana Aguiar, pontuou que este passo é importante e marca o início da expansão da Universidade para outras realidades. "A concretização da oferta do curso de Medicina pela Unirg em Paraíso é fruto de uma história muito bonita e que tem o envolvimento de muita gente comprometida com a Educação. Fico feliz e orgulhosa por ser aluna egressa da Unirg e ver a história que está sendo construída no Estado do Tocantins e que contribui com a missão do Governador Mauro Carlesse em fomentar o desenvolvimento educacional e a autonomia dos municípios tocantinenses", ressaltou. 

O Conselho Estadual de Educação (CEE-TO), que é o órgão regulador e fiscalizador do sistema de ensino, acompanhou todos os processos para que o novo Polo da Unirg fosse levado para Paraíso. O presidente do Conselho, Robson Vila Nova, ressaltou a importância desse momento para a Educação Superior do Tocantins. "A realização do primeiro vestibular para o curso de Medicina representa uma nova fase, um novo momento, para a oferta do ensino superior no Estado do Tocantins, visto que tínhamos até então somente um curso de Medicina vinculado ao sistema estadual e neste momento temos a expansão tanto da oferta do curso de Medicina no Estado quanto da Universidade de Gurupi", frisou.

Na ocasião, a reitora da Unirg, Sara Falcão de Sousa, agradeceu pela oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Educação Superior do Tocantins. "Hoje é um dia histórico, de agradecimento pela confiança na qualidade de ensino da Unirg, pela articulação do processo, e pelas parcerias. Toda a comunidade técnica e acadêmica está feliz com esse avanço e a possibilidade de implantar o primeiro câmpus fora de sede e, assim, contribuir para que Paraíso seja uma cidade universitária". 

Unirg

A união entre os municípios de Gurupi e Paraíso, em parceria com o Governo do Estado, possibilitou a oferta do curso de Medicina. A estrutura do câmpus é nova, com prédio doado pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins. O espaço foi todo adaptado para receber o curso de Medicina, obtendo o investimento de mais de Rnt,5 milhão para a reforma do espaço. 

O credenciamento do câmpus em Paraíso do Tocantins foi autorizado por meio do Decreto nº 6.209, assinado pelo Governador Mauro Carlesse e publicado em janeiro de 2021, depois de parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE). A iniciativa foi pensada para a promoção da formação profissional e científica de nível superior em todas as regiões do Estado. Com o credenciamento, o câmpus passou a fazer parte do Sistema Estadual de Educação e apto a receber o curso de Medicina e outras graduações.

- Foto de Marcio Vieira

Autoridades do Governo e das entidades envolvidas no processo de implementação compareceram na sede da Unirg de Gurupi