Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Conselheiros de trânsito do Tocantins e representantes do Detran-TO, da Polícia Militar, de órgãos ambientais, de diretorias de trânsito, entidades educacionais e civis organizadas, participaram na tarde desta terça-feira, 16, da primeira reunião da nova formação do Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran) que aconteceu na sala de reuniões da presidência da Assembléia Legislativa do Estado, em Palmas.

Entre as pautas discutidas está a resolução 282/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que torna obrigatória anualmente a vistoria tecnológica de veículos, políticas voltadas para combater o números de acidentes envolvendo motociclistas e o envolvimento da comunidade junto ao Cetran.

Presente na reunião, o Diretor Geral do Detran-TO, Coronel Júlio César da Silva Mamede destacou a importância do conselho como um parceiro fundamental nas decisões que o órgão fiscalizador de trânsito tomará em prol de um trânsito mais seguro. “O Detran Tocantins tem suas diretrizes, mas é importante que o Cetran nos ajude a delineá-las e cumpri-las, bem como apresentar novas propostas e assim atendermos a legislação de trânsito”, ponderou Mamede.

O Diretor falou também sobre projetos de parceria entre o Detran e a Secretaria de Estadual de Educação, que estão em andamento e que visam levar educação de trânsito para escolas e universidades, além da exigência da formação superior para examinadores do Detran, já a partir do próximo ano.

Segundo o superintendente de Operações do Detran-TO e presidente do Cetran-TO, Flávio Oliveira Moreira, o Conselho de Trânsito do Tocantins, tem em suas diretrizes, o apoio à execução das ações de todos os órgãos ligados à causa trânsito Estado. “Precisamos envolver entidades, órgãos, credenciados e comunidades nesta causa, a partir daí, será possível, termos condutores melhores qualificados, e automaticamente um trânsito mais humano e menos violento e para isso o conselho está pronto para atender as demandas necessárias”, afirmou o presidente.

Conselho

Criado em 1998, o Conselho Estadual de Trânsito é uma entidade de caráter normativo e consultivo, integrante do Sistema Nacional de Trânsito, responsável por estabelecer as diretrizes da política de trânsito; fixar os critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito; e estabelecer a sistemática de fluxo de informações entre os órgãos e entidades do sistema de trânsito do Estado. (Ascom Detran)