Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Secretários municipais de Agricultura, prefeitos, representantes do Governo e da Faet – Federação da Agricultura do Tocantins se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, para o 1º Encontro Estadual de Secretários de Agricultura. Na ocasião, o secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, apresentou um panorama do setor produtivo do Estado e frisou a importância de um trabalho em parceria entre governo e municípios para o desenvolvimento do setor.

“Existe ainda um distanciamento entre a nossa secretaria [Seagro] e as secretarias municipais de Agricultura. Por isso, propusemos esse encontro, para que haja essas parcerias em prol do desenvolvimento do agronegócio do nosso Estado”, afirmou Jaime Café. Segundo ele, “não existe a questão partidária” nesse trabalho proposto pelo Governo. “O que importa, são as pessoas que estão no campo e que precisam do nosso apoio”, afirmou.

De acordo com Jaime Café, o agronegócio é uma importante alternativa para o desenvolvimento do Tocantins. Para o secretário, alguns municípios como Pedro Afonso e Lagoa da Confusão, já vivem uma realidade socioeconômica diferente, em razão do desenvolvimento do setor agropecuário. “Em 2010, 99% de tudo que o Tocantins exportou foi produzido pelo setor agropecuário, o que mostra a nossa importância e principalmente um potencial de crescimento ainda maior”, ressaltou.

O secretário da agricultura adiantou que haverá propostas importantes para o setor agropecuário do Tocantins, que serão anunciadas pelo governador Siqueira Campos, durante o evento. Segundo ele, o Governo quer potencializar a cadeia produtiva do leite e atrair mais indústrias de alimentos para o Estado, que até o fim de 2012 contará com mais duas usinas de açúcar e biocombustível e uma esmagadora de soja.

Prêmio

A presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e da Faet, senadora Kátia Abreu, também participou do Encontro dos Secretários nesta manhã e apresentou a palestra: “O Brasil e o Tocantins no Caminho Certo”. Na ocasião, a senadora defendeu a vocação agropecuária do Estado e afirmou que a agricultura hoje é uma prática “industrial”, que necessita de máquinas, tecnologia e que gera muito emprego.

Na ocasião, a presidente da Faet lançou o prêmio Secretário Eficiente, que tem como objetivo motivar os secretários municipais de Agricultura a trabalharem para elevar o PIB – Produto Interno Bruto Agrícola dos seus respectivos municípios. Os cinco secretários que tiverem os melhores resultados no próximo ano serão premiados com uma viagem para a Exposição de Uberaba, um notebook e um celular blackberry.

Programação

O Encontro de Secretários da Agricultura contará, ainda, com a presença do governador Siqueira Campos, que na tarde desta segunda-feira apresentará uma palestra e anunciará novidades para o setor produtivo do Tocantins. Também apresentarão palestras nesta tarde o secretário do Planejamento, Eduardo Siqueira Campos; o superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia e o presidente do Senar Nacional, Harduin Reichel.

No segundo dia de evento, os participantes poderão assistir palestras sobre as linhas de crédito voltadas para a agricultura, aquicultura, defesa agropecuária e produção de energias limpas. O 1º Encontro Estadual de Secretários de Agricultura está sendo organizado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e pela Secretaria das Oportunidades. (Ascom Seagro)