Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois da batalha travada na última semana por conta dos pedidos de instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa, os quatro requerimentos entraram em votação nesta terça-feira, 23 para serem discutidos e votados. A decisão, segundo o deputado Ricardo Ayres (PMDB), partiu de uma reunião a portas fechadas entre as bancadas de deputados durante a suspensão dos trabalhos.

De acordo com o deputado, é necessário que as investigações tenham continuidade, principalmente no que diz respeito às dispensas de licitação promovidas pelo governo, depois dos decretos de calamidade e de emergência na saúde e nas estradas estaduais, respectivamente. “Temos que avançar as investigações nas contratações de serviços sem processos licitatórios”, completou.

Após o pronunciamento, o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira (PSDB) deu entrada com as matérias para discussão e votação pelos parlamentares. Antes mesmo de dar a palavra para que os deputados proferissem seus votos, Moreira explicou que, conforme o Regimento Interno da AL, além das oito assinaturas na proposta de instalação de CPI, é necessário que a matéria seja aprovada pela maioria absoluta dos votos do parlamento, ou seja, 13 dos 24 votos.

Com isso e, levando em conta a atual formatação das bancadas no plenário, com 12 deputados de governo e 12 de oposição, mesmo antes da votação, já havia ficado claro que as quatro CPI’s propostas na semana passada, não passariam pelo plenário.

A votação

Conforme seguiu a votação, foi se confirmando que as comissões não seriam formadas na Assembleia. As primeiras solicitações de CPI a serem apreciadas pelo plenário foram as do deputado Osires Damaso (DEM), que tentavam a investigações de atos do governo de Marcelo Miranda (PMDB), entre os anos de 2004 e 2007. A surpresa, contudo veio com o número de votos nas proposituras.

Mesmo partindo de um parlamentar governista, a maioria da bancada de governo se posicionou contrária às instalações das comissões propostas pelo democrata. Dos 12 deputados que compõem a base de Siqueira Campos na AL, apena 4 foram favoráveis á instalação da CPI: Marcelo Lelis (PV), Freire Junior (PSDB), José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) e o autor da matéria. Com isso, os pedidos de CPI do governo foram rejeitados pelo parlamento.