Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, 23, o deputado Marcelo Lelis (PV) comentou sobre o levantamento feito no último final de semana, junto ao Ministério Público Estadual (MPE), no qual foi constatado que mais de 30% dos prefeitos do Tocantins estão sofrendo, ou já passaram, de alguma forma, por investigação do MP.

Na ocasião, Lelis considerou o percentual elevado e frisou que a administração pública precisa ser tratada de forma mais profissional. O deputado frisou, no entanto, que não acredita na má fé de todos os gestores investigados pela justiça tocantinense. De acordo com ele, o que falta, muitas vezes, é uma assessoria jurídica e política mais qualificada. “Se não estiver muito bem assessorado, com técnicos sérios, competentes, você tem muita chance de ser investigado”, disse.

Uma iniciativa que, segundo Lelis, pode ser uma saída para a redução do índice de prefeitos investigados, é o evento realizado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que visou auxiliar os gestores municipais, tanto do Executivo, quanto do Legislativo, a prestarem suas contas junto à corte de contas. “Muitos dos prefeitos estão, não pela má fé, mas por não tratarem a administração pública de forma inadequada. O caminho do TCE é aquele. Chamar os gestores, prefeitos e vereadores para esclarecer”, afirmou.

Trabalho do MPE

Em entrevista ao Conexão Tocantins no final da última semana, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Manoel Silvino (PR), prefeito de Tocantinínia, já havia informado que o número excessivo de denúncias do Ministério Público seria uma forma de mostrar serviço. Na ocasião, o prefeito havia informado que “prefeito dá Ibope”; se referindo ao instituto de pesquisa.

Sobre a declaração do presidente da ATM, Lelis frisou que na não poderia fazer o mesmo tipo de afirmação. Segundo Lelis, o MP está cumprindo sua função em investigar os gestores. “Eu acredito no trabalho do Ministério Público”, completou.