Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gleydson Medeiros

Foto: Gleydson Medeiros

A presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Kátia Maia Flores tomou posse como secretária do Tocantins na Organização Internacional do Folclore – IOV. A organização possui mais de 3 mil membros, está presente em mais de 180 países e no Brasil, possui 15 secretários. A posse aconteceu durante os eventos: I Fórum Internacional de Artes Populares e 10º Festival de Folclore de São Bernardo do Campo (SP).

Kátia Maia explicou que a IOV é uma organização ligada a Unesco que atua em todo o mundo, promovendo a cultura popular e o folclore e integrando esses diversos países numa rede internacional, que estuda, divulga, incentiva e mapeia as culturas populares de cada país.

“Após nomeação, minha atribuição agora é estabelecer contatos com organismos, grupos e instituições, pesquisar, fazer levantamentos ligados a cultura popular e ao folclore do Tocantins”, concluiu a presidente.

Saiba mais sobre a IOV

A Organização Internacional do Folclore é uma Organização não Governamental (ONG) que tem relações operacionais com a Unesco. Foi fundada na Bélgica em 1979 e está registrada sob as leis da Áustria, onde o Escritório da Secretaria IOV está situado.

A IOV trabalha em vários países para documentar, preservar e promover todas as formas de arte popular, tangíveis e intangíveis, patrocina festivais nacionais e internacionais de arte popular, bem como o intercâmbio cultural dos artistas do espetáculo e artes visuais.

Através de seus simpósios científicos e pedagógicos e workshops, o IOV incentiva a pesquisa acadêmica, documentação e publicação sobre temas relacionados à arte e tradições folclóricas.Conferências recentes têm explorado os aspectos da narração de histórias, brincadeiras infantis, lendas, artesanato, contos folclóricos, dança, tecelagem e têxteis, fabricação de ferramentas, práticas religiosas, trajes, arquitetura, práticas sociais e festas sazonais. A Convenção da UNESCO sob a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, com sua ênfase na pesquisa e documentação, fornece o quadro para os programas e projetos do IOV. (com informações do site da IOV)