Em pesquisa recente realizada pela Great place to work e divulgada pela revista ComputerWorld, a Minascom, soluções inteligentes em tecnologia da informação, aparece na vigésima segunda posição de um ranking que classifica as empresas que possuem melhor política de relacionamento com o funcionário. A corporação ficou à frente de empresas já consagradas no mercado de tecnologia da informação e telecomunicações como é o caso da IBM, Telefônica e Ericson.
Pela segunda vez a Minascom figura esta lista e há três anos aposta em programas de incentivo ao colaborador. Com esta política garante pessoas trabalhando satisfeitas, em um ambiente de aliados, em que o desafio e a ânsia pelo crescimento profissional é cooperativo e não individual.
O programa envolve participação no lucro, incentivo financeiro à equipe de vendas, benefícios como plano de saúde, odontológico e auxílio alimentação, política de carreira, além de patrocinar a formação profissional do empregado.
O gerente executivo, Rodrigo Teixeira, defende que este é o diferencial de quem acredita e aposta no seu profissional. Na opinião da coordenadora de relações humanas, Débora Sabatini, a empresa só tende a lucrar com esta política. Ela evidencia que este investimento custa caro à Minascom, mas o retorno é sentido na qualidade do atendimento, seja no primeiro contato com o cliente, na implantação do serviço ou na visibilidade, já que a empresa ganha forças frente à concorrência. O cartão de visita é oferecer um alto nível de serviços e soluções aos clientes, ressalta.
O modelo de práticas adotado é próprio, mas foi desenvolvido a partir de experiências comprovadamente bem sucedidas. O termômetro é medido com o próprio colaborador. A satisfação dele no ambiente de trabalho é sinal que a dedicação e os investimentos estão no caminho certo. Elma Gomes de Souza, há sete anos na Minascom, lembra com clareza e orgulho do seu primeiro dia de trabalho. Na época era responsável pelo serviço geral, hoje está na recepção graças à oportunidade de crescimento que ela enxergou. Elma cursa faculdade de administração e quer continuar fazendo parte desta equipe depois de formada. Acredita que a empresa vai proporcionar a ela ainda mais espaço. A satisfação com o estilo de trabalho adotado na Minascom é sentido pelos colaboradores. O crescimento é uma conquista de todos, orgulha-se Silvania Marinho, que abraçou a Minascom ainda no primeiro ano e hoje comemora o décimo aniversário da empresa. Elma lembra que um CNPJ é formado por vários CPFs. Ninguém evolui sozinho, é gratificante saber que o caminho está sendo construído e que eu faço parte desta obra, conclui Elma.
A Minascom quer ir além. Os planos para 2012 são audaciosos, deslumbra Rodrigo. Ele busca estar entre as vinte melhores empresas nesta mesma pesquisa, e lembra que a cada ano os critérios de avaliação tornam-se mais rigorosos. Para figurar numa posição ainda mais privilegiada a Minascom pretende desenvolver ações que estimule o ambiente criativo buscando maneiras de extrair do funcionário a instinto de inovação.
A exemplo do Google, primeira colocada na mesma pesquisa, quer criar um ambiente de trabalho com salas de descanso, elementos que em princípio pareçam entretenimento, mas que tem o objetivo claro de liberar o potencial de pensar e criar de cada colaborador, finaliza Rodrigo.