Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Roqsinay

Como havia garantido em nota à imprensa, na última sexta-feira, 26, o Governo do Estado, por meio do Instituto Pioneiros Mirins de Apoio à Criança e ao Adolescente fez a reposição e a entrega das bicicletas aos beneficiários do Programa na cidade de Campos Lindos, município pertencente à Diretoria Regional de Ensino de Araguaina.

A ação imediata, que contou com a participação da Secretaria Estadual da Educação e com a Polícia Militar, foi necessária, em detrimento do incêndio ocorrido na madrugada da última quarta-feira, 24, na Escola Estadual Manoel Alves Grande, quando, além de livros e computadores, 250 bicicletas que estavam armazenadas na escola para serem doadas aos pioneiros mirins foram totalmente destruídas pelas chamas.

O fogo, cujo motivo ainda é desconhecido, mas que está sendo investigado deixou a pequena cidade surpresa. Segundo relatos da equipe do Instituto enviada para o local, no início da manhã de quinta-feira, 25, ao chegarem à escola, o sentimento era de tristeza e desolação.

Na solenidade da entrega, o discurso dos políticos e líderes locais foi o mesmo. Tanto o vice-prefeito Chico Adrião e o vereador Isaac, quanto Euriléia Rocha, manifestaram gratidão ao governador Siqueira Campos, pela resposta imediata à população de Campos Lindos. “Para nós é motivo de muita satisfação e orgulho, recebermos a senhora Simone Sandri, presidente do Instituto Pioneiros Mirins, a professora Tiana, diretora regional de ensino, e o vice-governador João Oliveira, que veio representado o nosso governador”, disse o vice-prefeito. “Quiseram tirar o sonho de nossas crianças, mas não conseguiram, graças a Deus e a mobilização do governo, completou o vereador Isaac”. “Isso significa que não ficamos desamparados diante de tão triste fato, e que não seremos jamais esquecidos por esse governo que veio para cuidar das pessoas”, concluiu Euriléia.

A presidente Simone Sandri falou de sua tristeza por encontrar uma escola naquele estado, em que livros e computadores, suportes para a formação do cidadão de bem, foram queimados. “Preferimos que não tenha sido um ato criminoso, pois seria muita falta de sensibilidade”. Em seguida Simone direcionou suas palavras à família Pioneira. Apresentou novidades, tais como a idade para inserção no Programa, que será dos 06 aos 18 anos, a forma de pagamento que será feita através de cartão, o novo uniforme, e conclamou as crianças a não faltarem às aulas na escola. “O pioneiro mirim tem que ser assíduo na escola e ter comportamento exemplar onde estiver”. “O acompanhamento dos pais é fundamental. Atendam-nos quando os convocarmos. Em seguida a presidente solicitou aos empresários e órgãos públicos, que deem oportunidade para inserir o pioneiro mirim no mercado de trabalho, de acordo com a nova proposta do modelo gestor do Programa.

O vice-governador João Oliveira falou de infraestrutura e ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Campos Lindos, cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Familiar do Estado. Acrescentou que as pessoas podem esperar muitas coisas boas que virão com esse governo. “O governo de Siqueira Campos tem como objetivo ajudar os mais necessitados, e é isso que vamos fazer”. Finalizando, João Oliveira conclamou a população para participar do Plano Plurianual, apontando as demandas do município, e com referência ao incêndio, disse que todas as medidas já foram tomadas tanto para investigar o ocorrido quanto para restaurar a parte destruída pelo fogo.

Técnicos da Secretaria Estadual da Educação também estavam no local, procedendo ao isolamento da área, para a recuperação imediata da escola, que também atenderá os pioneiros mirins. (Assessoria de Imprensa Pioneiros Mirins)