Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O programa cruzada por uma vida sem drogas, coordenado pela vice-prefeita Edna Agnolin, recebeu adesões de varias instituições sociais, entidades religiosas, iniciativa privada e do poder público. Mais de 30 instituições assinaram o termo de adesão ao programa na noite dessa segunda-feira, 29, no auditório do Sebrae. Após as adesões, o programa deu inicio a suas ações no combate, na prevenção e no tratamento às drogas em Palmas. Foram lançados dois projetos piloto, um no Setor Santa Bárbara, região sul da Capital, e outro na quadra 607 Norte, região norte.

Segundo a vice-prefeita Edna Agnolin, coordenadora do projeto, a escolha destes dois bairros se deu através de uma pesquisa de diversos setores sobre os locais com a maior incidência de consumo e tráfico de drogas. “Pedimos o levantamento de vários setores, que eles indicassem os locais prioritários na região norte e sul de Palmas e esses dois bairros estiveram presentes em todos os levantamentos. Vamos iniciar logo os trabalhos junto aos agentes comunitários de cada local”, disse. Ainda segundo a vice-prefeita o objetivo do termo de adesão é unir forças e articular ações nesta missão que é de todos os moradores de Palmas.

O prefeito Raul Filho colocou que o combate às drogas é como uma guerra, de responsabilidade de toda a sociedade e governos, e que não se deve desistir deste trabalho. “Combater as drogas é uma guerra que deve ser travada a quatro mãos. A obrigação é nossa e de toda a sociedade. Todos nós temos que assumir nossas responsabilidades. Essa luta não é tarefa fácil, mas temos que combater”, disse o prefeito.

Raul Filho anunciou total e irrestrito apoio ao projeto, mas cobrou empenho de toda equipe e das autoridades, entidades, associações e governos. Segundo o prefeito é necessário que todos trabalhem juntos nessa causa. “A falta de interesse, de zelo, das nossas autoridades é muito grave na questão das drogas no nosso Estado, assim como no nosso país e no mundo. Precisamos que os governos, as entidades e as associações se dêem as mãos”, pontuou.

O secretário estadual de Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, presidente do Conselho Estadual Anti Drogas, ressaltou que o governo do Estado será parceiro nesta iniciativa e irá participar de todas as ações de combate as drogas. “Este projeto está dando certo porque a prefeitura está conclamando todos os segmentos sociais para combater este monstro que não perdoa nem as crianças”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal Anti Drogas, Kairo Bernardo; Fátima Roriz, membro do Conselho Nacional Anti Drogas; e o vereador Carlos Braga, representante da Câmara Municipal de Palmas, também hipotecaram seu apoio ao projeto. Uma reunião de trabalho foi marcada para o dia 14 de Setembro (quinta-feira), às 18h, no Setor Santa Bárbara, onde serão traçadas as primeiras ações. (Ascop)