Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O SINPOL – Sindicado dos Policiais Civis do Estado do Tocantins, reiterou nesta quinta-feira, 1º de setembro, a convocação para a assembleia geral extraordinária que será realizada amanhã às 10h com os policiais civis para discutir demandas da categoria. O evento acontece no estacionamento do complexo de Delegacias Especializadas, localizado na Avenida Teotônio Segurado, ao lado da concessionária Serra Verde Honda.

O sindicato quer uma resposta por parte do governo do Estado sobre a progressão vertical da categoria, a reposição da perda salarial de 4,68% relativa à tabela de vencimentos que passou a vigorar em julho, além da extinção do cargo de agente penitenciário e aproveitamento dos servidores na atividade fim da polícia.

“Estas questões já vêm sendo negociadas com o governo, mas se arrastam sem uma resposta. Caso não haja um posicionamento formal, teremos que buscar formas de se fazer cumprir nossos direitos”, explica a presidente da entidade Nadir Nunes Dias.

Reivindicações da Categoria

Concessão das progressões verticais: o direito foi adquirido pelos policiais no PCCS (Lei 1.545/04), e concede benefícios como a passagem da classe em que se encontra o servidor para as subseqüentes, considerando-se o tempo de serviço na carreira. A lista dos policias aptos a esta progressão foi publica no Diário Oficial do Estado, desde junho deste ano.

Correção do índice da data base: o reajuste de 4,68% corresponde às perdas salariais de acordo com a inflação do último ano, e que não foi agregada na tabela do subsídio vigente a partir de 1º de julho de 2011.

Extinção do cargo de agente penitenciário: De acordo com a Constituição Federal, a atividade de Polícia Civil é exclusivamente de apuração de infrações penais. Hoje os agentes penitenciários,atuam na ressocialização dos detentos o que descaracteriza a função original da carreira, por pertencerem aos quadros da Polícia Civil. (Assessoria de Imprensa Sinpol)