Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), regional de Palmas, realizou uma assembleia geral com os profissionais da rede municipal de educação de Palmas no sábado, 3 de setembro, no auditório Zumbi dos Palmares, na sede do Sintet. 

A assembleia encaminhou uma paralisação nas escolas de Palmas dia 21 de setembro em protesto pelas reivindicações não atendidas pela gestão. Uma nova assembleia será realizada no dia 17 de setembro para ratificar a deliberação da paralisação e apresentar o documento final do PCCR.

Na pauta da assembleia de sábado foram discutidos o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), o piso do magistério, concurso público, eleição dos representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e realizado informes gerais.

A presidente do Sintet em exercício, Rosy Franca realizou informes sobre a importância da luta sindical, e comentou sobre as greves realizadas na rede estadual, movimentos que contribuíram para a garantia dos direitos. “É na luta que conquistamos nossos direitos”, disse Rosy Franca.

O secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado fez uma explanação sobre a agenda de lutas da CNTE e sobre o ICMS Educacional. “Temos que ficar atentos sobre como o governo vai fazer a repartição do ICMS e lutar pela garantia de uma educação de qualidade”, disse Carlos.

Ao abordar a pauta de reivindicações, a diretoria do Sintet Palmas informou à categoria que o sindicato segue cobrando a Prefeitura de Palmas sobre o reajuste do piso do magistério, também foram feitos repasses sobre o andamento dos estudos de reformulação do PCCR. Ainda foram discutidas, a gestão democrática nas escolas, a falta de profissionais nas unidades escolares e a necessidade de concurso público.

Os representantes escolhidos pela assembleia para o CME em 2023, para representantes dos professores da Câmara Básica:

1. Titular: Diogo Nogueira

2. Suplente: Eudineia Lima Batista.

Representantes do Administrativo Câmara Fundeb:

1. Titular:  João Martins dos Santos.

2. Suplente: Fernando de Souza Azevedo.

Representantes Câmara Fundeb:

1.    Titular: Fábio Lopes.

2.    Suplente: Claudiane da Silva Leite.

Ficou encaminhado que a diretoria regional de Palmas encaminhará as fichas dos representantes do CME escolhidos e será responsável pelos encaminhamentos da assembleia. “Esse é Sintet, nosso sindicato, nosso instrumento de luta, onde deliberamos as pautas de forma plural e coletiva sempre na defesa dos nossos direitos”, disse o presidente da regional Palmas, Fábio Lopes.