Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Instituto Idéia, por meio do Ponto de Cultura Idéia Cultural, está com as inscrições abertas para curso gratuito de formação em arte-educação, que engloba noções de educação musical, instrutoria de canto e coral, flauta, percussão e artes cênicas (oficina “humor para teatro e para vida”). Os interessados devem procurar o Instituto Idéia, localizado na Quadra 603 sul. Alameda 05, lote 2-A até o dia 13 de setembro. Mais informações no telefone 8419-3437.

O arte-educador é uma nova área segmentada de atuação que requer pessoas capacitadas para contribuir na formação integral de alunos do ensino básico. O curso é livre e tem por foco desenvolver habilidades relacionadas ao empreendedorismo, música e artes cênicas. A formação do arte-educador seguirá conteúdo e cronograma previamente aprovado pela Fundação Cultural, com disciplinas voltadas a metodologia de ensino do canto coral, flauta doce, tambores e artes cênicas.

Ponto de Cultura

O ponto de cultura idéia cultural é patrocinado pelo edital Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas. Ao todo são 10 Pontos, distribuídos nas diversas regiões da Capital. A proposta do Ponto de Cultura é desenvolver o estimulo a reflexão e a crítica sobre temáticas literárias, sociais, históricas, filosóficas e culturais, contribuindo para a formação integral do aluno, por intermédio das expressões artísticas dentre elas as artes cênicas, a música, a dança, a poesia e a coreografia.

Sobre a oficina “humor para teatro e para vida”

A Oficina Humor para Teatro e para a Vida será ministrado pelo ator comediante Nival Correia, com experiência no seu currículo com várias peças de Humor, entre elas: Vivos... Mas nem Tanto!, O Jogo do Amor, O Anel de Magalão, Burundanga, Sacra-folia, A vida como ela é no cordel e Atrupelando os Brasis. Sendo seu baseado na experiência com o grupo Morro do Riso de São Paulo e grandes nomes do humor universal, como: Buster Keaton, Haroldy Loyde, Charles Chaplin, Irmãos Marx, O Gordo e o Magro, Chico Anísio e Renato Aragão.

O conteúdo é reflexo de uma pesquisa do humor nas mais variadas vertentes entre eles: A farsa, comédia dell’arte, o burlesco, o humor físico, o humor falado, sátira, paródia, besteirol, comédia musical, jornalismo de humor. O conteúdo não se restringe apenas ao entendimento dos estilos mais utilizados, mas entender e praticar as técnicas mais utilizadas, entre elas a réplica, o quiprocó, inversão da lógica, a inversão de valores, o norsense, o trocadilho, a repetição, a preparação. (Ascom FCP)