Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação O capim dourado, produto considerado umas das maiores riquezas do Estado do Tocantins, é encontrado na região do Jalap O capim dourado, produto considerado umas das maiores riquezas do Estado do Tocantins, é encontrado na região do Jalap

Uma operação conjunta entre Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de 123 quilos de capim dourado in natura. A apreensão aconteceu neste domingo, 04, na cidade de Mateiros, durante operação de fiscalização para a coleta e o transporte ilegal do capim dourado na região do Jalapão.

Segundo informações da equipe que empreendeu a ação, o capim foi tirado fora de época, ou seja, antes do período determinado pelo Naturatins, entre os dias 20 de setembro a 30 de novembro. Além de verde, a raiz da planta veio junto à haste, sem que lançassem as sementes no campo, ações que impedem a rebrota da planta, e ainda compromete a qualidade do artesanato com este tipo de produto.

Pela infração cometida, o portador do capim apreendido foi multado em R$ 36.900, conforme prevê a normativa, que estipula a multa de R$ 300 por quilo do produto retido. Além da apreensão, o responsável ainda responderá por processo administrativo e penal.

Essa ação conjunta de fiscalização, que iniciou em 17 de agosto, tem por finalidade coibir o tráfico de capim dourado. “Essa é uma ação intensificada pelo órgão nas principais áreas de ocorrência da espécie para evitar que crimes como esses venham ocorrer, e o capim dourado seja tirado fora da sua época”, disse o gerente da Unidade Regional do Naturatins, Natal Cesar de Castro, alegando ainda que este tipo de colheita antecipada subsidia o contrabando do capim dourado para outras regiões do Brasil e até mesmo fora do País.

Capim dourado

O capim dourado, produto considerado umas das maiores riquezas do Estado do Tocantins, é encontrado na região do Jalapão, leste do Estado, e proporciona às comunidades da localidade, por meio do artesanato, geração de trabalho e renda garantindo assim o sustento familiar.

As ações são executadas por duas equipes e cada uma delas é composta por quatro técnicos, sendo dois fiscais no Naturatins e dois policiais da Cipama. Cada grupo está atuando em áreas distintas na região. (Secom)