Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No período de janeiro a junho de 2011, segundo o Setor de Estatísticas da Corregedoria da Defensoria Pública informou ao Conexão Tocantins que já foram registrados 112.300 atendimentos, sendo 24.250 casos novos. A área de família foi a que teve maior número de atendimentos, contabilizando no total 27.237.

Com 563 atendimentos a área da Infância e juventude vem em segundo lugar na maior demanda . Na área civil foram 9.310 atendimentos seguidos por 7.749 da criminal. Ao todo em 2010 foram 72.312 assistidos atendidos no mesmo semestre.

A Defensoria informou que os atendimentos são resultado de uma política de aproximação entre os assistidos e a entidade o que faz com que cada vez mais as pessoas procurem o trabalho dos defensores.

Trabalho prisional

No trabalho direto com o preso com visitas as unidades prisionais do Estado já foram realizados 1.687 atendimentos, informou a Defensoria. O I Diagnóstico do Projeto Força Estadual Permanente de Assistência e Defesa ao Preso é resultado do trabalho direto de mais de 45 Defensores Públicos que adentraram nos estabelecimentos prisionais, realizando visitas e análise de processos, o que revelou a atual situação do sistema prisional do Tocantins. No ano de 2010, foram 1.932 atendimentos prestados nesta área.

Atendimento Itinerante

Já o programa “Defensoria Itinerante” que leva assistência jurídica gratuita nos municípios que não possuem sede da Defensoria Pública este ano, de janeiro a junho, 4.097pessoas foram contempladas o que representa 775 atendimentos a mais do que o registrado em todo o ano de 2010, quando foram 3.322 assistidos beneficiados. Destaque para as Regionais de Paraíso, Gurupi e Araguaina.

“Nosso objetivo é levar o atendimento as comunidades que não têm condições financeiras de se deslocar até as cidades que possuem sede da Instituição e assim aproximar ainda mais o Defensor Público do assistido para garantir a efetivação dos seus direitos”, ressaltou o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza.

Os dados são do Setor de Estatísticas da Corregedoria da Defensoria Pública do Tocantins e podem ser consultados no endereço eletrônico www.defensoria.to.gov.br no link Corregedoria/Estatísticas.(Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública)