Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Cachoeira da Velha Jalapão

Cachoeira da Velha Jalapão Foto: Arquivo Adtur

Foto: Arquivo Adtur Cachoeira da Velha Jalapão Cachoeira da Velha Jalapão

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins – Adtur, foi incumbida pelo governador Siqueira Campos de gerenciar e fazer o ordenamento turístico da Cachoeira da Velha e da Prainha, além de também revitalizar o patrimônio estrutural da antiga Pousada do Jalapão.

Esta ação começa neste feriado da Independência, com a presença de equipes de técnicos atuando em campanha educativa junto aos visitantes dos atrativos, que fazem parte de área de propriedade do Governo na zona de amortecimento do Parque Estadual do Jalapão.

Um levantamento inicial da situação das estruturas da ex-fazenda Triago foi realizado por profissional de engenharia da Adtur e detectou a necessidade de intervenção nos prédios da Pousada, que estão sem utilização há bastante tempo.

A cachoeira da Velha e a Prainha são dois dos mais belos ícones do roteiro “Encantos do Jalapão”e os únicos, até este momento, definitivamente integrados ao patrimônio estadual. Por isto, a Adtur vai instalar centro de apoio do órgão em uma das residências, onde deve ficar também uma base da Cipama.

Segundo o presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, dar aos que nos visitam conforto e bons serviços é meta do governo do Estado. Até o final deste ano várias ações como esta vão acontecer nos períodos de feriados, para que o turista seja paulatinamente orientado e conscientizado do efetivo controle da capacidade de carga nos atrativos, e da pretendida mudança de atitude dos visitantes que buscarem aqueles atrativos.

O Parque Estadual do Jalapão foi criado pelo Governo para proteger um dos conjuntos naturais mais exuberantes da região Norte. O roteiro turístico “Encantos do Jalapão” combina vegetação de cerrado com dunas de areias douradas, serras, veredas de buritizais e cachoeiras cristalinas. e também pássaros e animais raros, como o pato mergulhão, cujo habitat é o rio Novo. Mais importante ainda é a riqueza humana e cultural das comunidades quilombolas Mumbuca e Povoado do Prata. (Ascom Adtur)