Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A silvicultura, atividade de plantar árvores para a comercialização, cresce a passos largos no Brasil. Em 2009, a área plantada chegou a 6,8 milhões de hectares, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas - Abraf. No Tocantins, a cultura também está em franca expansão. A área de eucalipto pulou de 16 mil hectares para 49 mil em quatro anos, um crescimento de mais de duzentos por cento.

Em Dueré, a Jamp, empresa de reflorestamento, tem cerca de três mil hectares com eucalipto e quer chegar aos 15 mil hectares. Eles aproveitam tudo o que a árvore proporciona, da folha para a produção de essências, ao carvão vegetal e madeira para móveis. Quinhentos e cinquenta mil mudas de cedro maria aguardam para serem plantadas.

Em Paraíso do Tocantins, na Cerâmica Santa Maria, dois milhões de árvores foram plantadas para crédito de carbono. Agora os diretores enxergam na plantação uma oportunidade para dobrar seus lucros. “Já fomos procurados para vender as madeiras que estivessem em ponto de corte. É muito lucrativo”, disse o gerente da empresa, Helio Nevack.

As plantações estão se multiplicando pelo Tocantins. Os produtores encontram áreas com preços mais acessíveis, clima favorável e logística para escoamento da produção com a Ferrovia Norte/Sul. “A expectativa é chegar aos 600 mil hectares de área plantada até 2016”, explica o secretário executivo da Aretins, Associação de Reflorestamento do Tocantins, Bruno Cordiolli.

Tanto crescimento na silvicultura tocantinense está sendo acompanhado de perto pelos técnicos da Seagro, que visitam as propriedades, conversam com os responsáveis e realizam um mapeamento das áreas plantadas. “O objetivo é saber como e onde estão as áreas de silvicultura no Estado e auxiliar o produtor no que for preciso”, explicou o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Araújo.

Para auxiliar os produtores e manter o incentivo a silvicultura, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário realiza, dentre outras atividades, encontros anuais. Esse ano, entre os dias 20 e 21 de setembro, ocorrerá o Expo Floresta. “Vamos reunir os produtores para que a cultura se desenvolva ainda mais, com a integração das informações e união de forças” (Ascom/Seagro)