Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Marcos Vinicius

Foto: Marcos Vinicius

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) realiza mutirão de combate a dengue, nesta quinta-feira, dia 15, no setor Sol Nascente I. Equipes de combate a Endemias e parceiros vão partir da sede da Associação de Moradores do Setor, às 08 horas, para vistorias nos imóveis , em busca de focos do mosquito da dengue.

“A comunidade será orientada quanto às medidas preventivas e receberá sacos plásticos para o acondicionamento de depósitos móveis de água”, ressalta José Luiz Peres, coordenador do mutirão.

Parceiros

Durante o mutirão, fiscais de obras e postura e da Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) darão suporte às equipes da Semus notificando proprietários de imóveis em condições insalubres. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) farão a palitação de áreas públicas para a retirada de recipientes plásticos, sacolas e outros materiais que propiciam a formação de criadouros. Membros da Associação de Moradores atuarão na distribuição sacos plásticos e material informativo.

Ingresso Forçado

Guardas metropolitanos e um chaveiro farão o ingresso forçado em imóveis abandonados. “Com o ingresso forçado nossos agentes de endemias têm acesso a casas fechadas a fim de destruir focos do mosquito da dengue e realizar o tratamento de ralos, fossas abertas e outros depósitos de água fixos, ambientes de fácil acesso ao mosquito”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Focos destruídos

Entre os meses de junho, julho e agosto de 2011, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) destruíram cerca de 190 focos positivos para dengue em imóveis residenciais e 31 em imóveis comerciais, terrenos sem edificação e pontos estratégicos.

“Esses dados revelam a responsabilidade do morador em inspecionar cotidianamente as dependências do seu imóvel. Depósito de água em geladeiras, pratos de vasos de plantas, calhas entupidas são ambientes muito perigosos”, reitera o secretário. (Ascom Semus)