Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na sessão desta quinta-feira, dia 15, foram aprovados 91 requerimentos na Assembleia Legislativa do Tocantins. Um deles, de autoria do deputado Osires Damaso (DEM), solicita a celebração de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A finalidade é implementar o Programa “Acerte os Ponteiros com o Enem”, destinado a promover o acesso a cursos pré-vestibular e básicos de informática nos campi de Arraias, Miracema do Tocantins e Tocantinópolis.

Entre os requerimentos, 29 são de autoria do deputado Ricardo Ayres (PMDB). A construção de estradas, de uma torre de telefonia móvel, a ampliação de cursos e de vagas na UFT, a implantação do sistema de saneamento básico e o asfaltamento de diversos municípios tocantinenses são algumas das obras pleiteadas.

A deputada Josi Nunes (PMDB) solicitou informações sobre o reenquadramento previdenciário dos servidores do estado do Tocantins remanescentes de Goiás. Já outros quatro requerimentos de autoria do deputado José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) propuseram a recuperação de estradas, a aquisição de ônibus para atender as federações esportivas do Tocantins e a criação de pontos de coletas de medicamentos vencidos em todo Estado.

Na mesma sessão, foram aprovados ainda requerimentos dos parlamentares Eli Borges (PMDB), que solicita serviços de infra-estrutura para os municípios de Carmolândia e Novo Horizonte. A deputada Luana Ribeiro (PR) pede votos de aplausos para o realizadores do evento Palmas Fashion Week, e Marcelo Lelis (PV) propõe a instalação definitiva do Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas.

Também teve requerimentos aprovados o deputado Raimundo Palito (PP), que solicita a instalação de um posto de atendimento dos Correios, no distrito de Bielândia, e em Filadélfia. Já o deputado Stalin Bucar (PR) que pede a instalação de unidades de Inclusão Produtiva de Corte e Costura nos municípios de Babaçulância, Sandolândia, Pindorama, Tocantinia e Rio dos Bois.

O deputado Toinho Andrade (DEM) defendeu a iluminação pública do Estádio de Futebol Carlos Soares Paes, na cidade de Fátima, e Vilmar do Detram (PMDB) solicitou o encascalhamento da estrada que liga a rodovia asfaltada que dá acesso ao povoado de Baianópolis, no município de Araguaçu. (Ascom AL)