Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Durante três semanas, as mulheres de Colinas do Tocantins, que tem entre 25 e 59 anos, terão um compromisso com a sua saúde. A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha de prevenção do cólon uterino. As unidades básicas de saúde terão duas salas disponíveis, com uma enfermeira em cada uma, para atender as mulheres e realizaram o exame preventivo.

Todos os anos o Município promove uma campanha direcionada para as mulheres de Colinas. “As mulheres têm uma vida sobrecarregada de trabalho, tanto profissional como doméstico, e acabam deixando em segundo plano o cuidado com a saúde. Pensando na saúde das mulheres que realizamos todos esses anos esta campanha, incentivando-as a fazerem o exame preventivo e também de se cuidarem mais”, ressaltou o prefeito José Santana Neto (PT).

Outro ponto estimulado nesta campanha é tirar o medo e a vergonha das mulheres em irem a uma unidade de saúde ou um hospital para fazerem consultas e realizarem exames preventivos. “Para que elas se sintam mais à vontade, colocamos enfermeiras para fazerem estes exames”, explicou Santana.

A orientação é de que as mulheres procurem uma unidade de saúde que atende o seu bairro e façam os exames de acordo com a escala programada da campanha. Na primeira semana, nos dias 19, 20 e 21, as unidades de saúde da família que realizarão o exame preventivo serão a do setor Rodoviário, a Maria Martins que funciona na antiga Policlínica no bairro Alvorada e a Jarmilão Sampaio no bairro Campinas. Na segunda semana, dias 26, 27 e 28 de setembro, serão nas unidades Laurindo Ferreira no setor Oeste, a unidade Gerson de Oliveira no setor Campo Clube e Nair Ferreira no setor Sul. E na terceira semana, nos dias 03, 04 e 06 de outubro, os exames serão realizados nas unidades São Cristovão no bairro Santo Antônio, na unidade Centro Municipal no bairro Sol Nascente e no posto de saúde Davino Teixeira no bairro Santa Rosa.

Escala da campanha de prevenção do colo uterino

1ª semana: 19,20 e 21 de setembro
Unidade de Saúde da Família Rodoviária
Unidade de Saúde da Família Maria Martins
Unidade de Saúde da Família Jarmilão Sampaio

2ª semana: 26,27 e 28 de setembro
Unidade de Saúde da Família Laurindo Ferreira
Unidade de Saúde da Família Gerson De Oliveira
Unidade de Saúde da Família Nair Ferreira

3ª semana: 03,04 e 06 de outubro
Unidade de Saúde da Família São Cristovão
Unidade da Saúde da Família Centro Municipal
Unidade de Saúde da Família Davino Teixeira