Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Antony Villas Boas inaugura nos dias 23 e 26 de setembro e 03 de outubro, três cartórios da Justiça Eleitoral tocantinense. Juntas, as unidades devem beneficiar mais de 70mil eleitores.

A primeira cidade a receber as novas instalações é Taguatinga. O cartório será a nova sede da 17ª Zona Eleitoral que conta com 17.604 eleitores, moradores dos municípios de Aurora do Tocantins, Lavandeira, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga. A inauguração acontece nesta sexta-feira, 23, às 9h na Avenida Industrial, no Setor Industrial.

O desembargador Villas Boas ressaltou que a construção de sedes dos cartórios eleitorais faz parte de um bem sucedido programa do Tribunal Regional Eleitoral iniciado em 2007 com a aprovação de um cronograma que vem sendo seguido por todos os gestores em prol da estabilidade de gestão, transparência e economicidade, sem atropelos, tudo bem organizado e dentro dos limites orçamentários da Justiça Eleitoral.

A construção de sedes teve início em Alvorada (14ª ZE), na gestão do desembargador José Neves, mas ganhou ênfase na gestão do desembargador Luiz Aparecido Gadotti, oportunidade em que foi aprovado pelo Pleno do TRE-TO o cronograma consolidado no Plano Plurianual do orçamento da União, lembra Villas Boas, que na oportunidade era corregedor regional eleitoral. O presidente salientou também, o empenho do desembargador José de Moura Filho para que o programa tivesse continuidade no último biênio, deixando praticamente concluídas as sedes que serão inauguradas.

Com esse mesmo espírito de continuidade de gestão o desembargador Marco Villas Boas já solicitou ao diretor geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, a intensificação de contatos com os gestores municipais em busca da doação de terrenos nas sedes de zonas ainda não contempladas com os novos cartórios, para que no ano vindouro possam ser edificadas novas sedes, bem como nos anos subsequentes, pelos próximos Presidentes da Corte.

Próximas Inaugurações

No dia 26 é a vez dos eleitores de Colméia, Couto de Magalhães, Goianorte, Itaporã e Pequizeiro conhecerem seu novo Cartório Eleitoral. A 16ª Zona Eleitoral conta atualmente com 19.222 eleitores. A solenidade está marcada para as 11h na Rua Sete, Centro de Colméia.

Em Tocantinópolis, localizada a cerca de 500 quilômetros da capital, a inauguração acontece no dia 03 de outubro. Os mais de 33mil eleitores das cidades de Aguiarnópolis, Angico, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha e Tocantinópolis serão atendidos nas novas instalações. O evento de inauguração está marcado para as 9h30min na Rua Horácio Negreiros, nº1. 500 no Setor Aeroporto.

O TRE-TO investiu na construção dos novos Cartórios Eleitorais cerca de R$ 1 milhão 460 mil. (Ascom TRE)