Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

“É importante organizar a cadeira produtiva dos apicultores para que o mercado valorize mais seus produtos, torne-os mais competitivos, visando garantir a sustentabilidade das famílias que desenvolvem essa atividade”, defendeu o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, durante o V Encontro de Apicultores de Palmas e o III Encontro de Meliponicultura, promovido pela Cooperativa dos Apicultores de Palmas, nesta quinta-feira, 22 de setembro, no auditório do Incra.

De acordo com informações do presidente da Fetoapi - Federação Tocantinense dos Apicultores, Antonildo Alexandre de Medeiros, o objetivo do evento é para mobilizar e incentivar os apicultores e associações de outros seguimentos a participarem do 1º Congresso de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia, que acontecerá de 20 a 22 de outubro, no Espaço Cultural José Gomes sobrinho, em Palmas.

O presidente da Federação falou da importância das entidades e dos apicultores se organizarem e participarem do evento, informando que até o final de outubro a Fetoapi terá o SIF- Serviço de Inspeção Federal. “Esse selo possibilitará a comercialização dos produtos para todo o Brasil. Por isso, precisamos nos capacitar e aumentar a produção, que este ano deve fechar em 300 toneladas para podermos atender o mercado”, projetou.

O superintendente substituto do Incra, Luiz Amado Pereira Júnior, falou da potencialidade do desenvolvido da atividade no Estado, destacando que é necessário reconhecer que pelo trabalho dos apicultores no Tocantins, a produção é significativa.

Já o delegado no Tocantins do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Agostinho Chaves, as entidades públicas e privadas devem apoiar a organização do setor desde a produção até a comercialização. “É preciso pensar que a cadeia está crescendo e é necessário contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva, desde o acesso a recursos até a comercialização do produto”, defendeu.

O representante da Superintendência Federal da Agricultura, Eustáquio Ferreira, fez uma explanação sobre o contexto do agronegócio e alertou para a importância das instituições se adequarem para poder comercializar os produtos no mercado nacional e internacional. “O SIF é de responsabilidade do Ministério da Agricultura e é necessário levar em consideração que para comercializar e crescer, as entidades precisam estar atentas à legislação”, alertou Eustáquio.

A médica veterinária da Seagro, Erika Jardim, uma das coordenadoras do Congresso de Meliponicultura, falou sobre o desenvolvimento da apicultura no Tocantins e apresentou o crescimento do setor nos últimos 10 anos, como o número de apicultores que passou de 80 para 1.300 em 2011, destacando que a produção do Tocantins cresceu, mas é necessário produzir em escala. “O Tocantins terá capacidade de processar muito mel, mas precisamos organizar essa produção com capacitação técnica das cooperativas e associações”, defendeu.

Na ocasião, Érika apresentou o site do Congresso: www.apicultura.to.gov.br, que contém todas as informações sobre o evento. (Ascom Seagro)