Durante o horário de pico de movimento na Avenida Teotônio Segurado, por volta das 8h, uma simulação de acidente de trânsito parou o trânsito no local, formando uma grande fila de veículos e curiosos. A simulação foi parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada pelo Detran-TO. A intenção era dar exemplo aos condutores de como a irresponsabilidade no trânsito pode ser fatal.
Um carro capotado foi colocado na avenida junto com uma moto, dois bonecos cobertos com pano branco manchado de tinta vermelha foram estendidos no asfalto, outros dois personagens eram reais. Destroços e capacetes estavam ao chão.
Os atores, maquiados, pareciam ter sofrido lesões graves nas pernas e braços. Já os bonecos tinham tinta vermelha escorrendo pela cabeça e pés, mostrando que eram vítimas fatais.
“Estou tremendo e impressionado com o que vi. Foi muito real. Acho que o Detran-TO tem que nos impactar mesmo, nos mostrar a realidade de perto e nos chamar para a responsabilidade”, avaliou o motorista Cleiber Alves.
A Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal e a Coordenação de Policiamento de Trânsito, ambas do Detran-TO, foram as responsáveis pela montagem do cenário, em parceria com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), Instituto Médico Legal (IML) e Corpo de Bombeiros.
Nesta sexta-feira, 23, haverá outra simulação, desta vez na TO-050, em Taquaralto, na região Sul.
Simulação
O acidente foi provocado por um carro de passeio que trafegava com o excesso de velocidade e cujo motorista utilizava o celular, sem observar a mudança de indicação do semáforo, colidindo na traseira de uma moto.
Com a violência do impacto, os dois ocupantes da moto foram lançados ao chão. A passageira não usava o capacete e o condutor não havia ajustado o equipamento à cabeça, por isso seu capacete escapou. Ambos bateram a cabeça no chão e sofreram traumatismo craniano, indo a óbito. Os corpos foram retirados do asfalto pelo IML, parceiro da ação.
Com a colisão, o motorista do carro perdeu o controle do veículo, que capotou diversas vezes. O condutor, que estava sem o cinto de segurança, foi lançado para fora do veículo, sofrendo ferimentos graves. Ele foi socorrido pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública (Ciopaer) e levado para o Hospital Geral de Palmas (HGP).
A passageira do automóvel, que usava inadequadamente o cinto de segurança, sofreu lesões leves, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e também encaminhada ao HGP.
Avaliação
Para o assessor especial de gabinete do Detran-TO, coronel Benedito Morais Ribeiro, é tempo de dar um basta nos acidentes. “Esta simulação ficará marcada na mente de todos que passaram por aqui, porque foi chocante”, assegurou Ribeiro, destacando que o foco do Detran-TO são as campanhas educativas impactantes e uma movimentação permanente visando conscientizar os condutores.
Infrações
De janeiro a setembro deste ano, as multas por excesso de velocidade lideraram o ranking de infrações em Palmas, totalizando 11.596 autuações. Em segundo lugar está dirigir falando ao celular, com 1.501 ocorrências. Quanto à ultrapassagem de sinal vermelho, foram registrados 446 casos na capital. (Ascom Detran)