Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Controladoria Geral do Estado – CGE- realiza capacitação para servidores dos Núcleos Setoriais de Controle Interno (Nuscin´s) e da própria CGE, a partir das 8h, desta segunda-feira, 26, na Escola de Governo. O objetivo é uniformizar a interpretação das normas programáticas, constitucionais e legais, bem como os procedimentos de realização da despesa pública.

A capacitação atenderá 200 servidores, sendo 25 da CGE e as demais vagas distribuídas nos Nuscin´s, formando turmas de até 40 participantes. O curso é resultado de uma parceria com a Secretaria da Administração e Escola de Governo e ocorrerá em cinco módulos, com duração de 20 horas cada.

Os módulos a serem ministrados são: Planejamento Orçamento Público e Gestão de Programas e Ações Governamentais; Contabilidade Pública e Societária; Licitações e Contratos Administrativos; Processos de Despesas e Retenção Tributária na Administração Pública e Sistema de Controle Interno e Tomada de Contas Especial. O último módulo deve ser encerrado no dia 02 de dezembro.

Serão cinco instrutores ao todo: o chefe do Núcleo Setorial de Controle Interno da Setas, Carlos Diniz, o procurador do Estado, Bruno Nolasco, o diretor de contas consolidadas da CGE, Ismael Carvalho, o servidor da Secretaria da Fazenda , Adriano César dos Santos Guimarães e a servidora do Tribunal de Contas, Dilce Moura.

“O curso faz parte do Programa de Capacitação desenvolvido pela Controladoria que tem como objetivo maior preparar, cada vez mais, os analistas e técnicos de controle Interno para o acompanhamento e controle da gestão pública’ explica o Secretário-Chefe da CGE, Éldon Barbosa. (Ascom CGE)