Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Entre os dias 12 e 14 de outubro, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar, profissionais e acadêmicos de Odontologia e de áreas afins da saúde terão a oportunidade de participar do primeiro evento no Tocantins voltado exclusivamente para o tema pacientes especiais. Denominada 24ª Jornada Odontológica Brasileira de Estudos Sobre Pacientes Especiais – JOPE, o evento contará com os mais renomados especialistas nessa área no Brasil. A realização da Jornada local tem apoio da Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Seccional Tocantins, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Tocantins - Sicideto, e Conselho Regional de Odontologia - CRO.

O olhar diferenciado dos odontólogos sobre esta nova especialidade surgiu há cerca de 10 anos no Tocantins, dando origem a um protocolo específico de atendimento aos chamados Pacientes com Necessidades Especiais - PNEs, pacientes que apresentam uma atenção diferenciada por um determinado período de sua vida, a exemplo das gestantes, ou aqueles que apresentam alterações permanentes como os portadores de deficiência mental e síndromes. Há ainda os pacientes com comprometimento sistêmico de sua saúde, como o diabético, o cardiopata, o renal crônico, ou ainda os portadores de doenças infectocontagiosas.

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia, apenas dois profissionais têm formação específica para atender a esse protocolo no Tocantins. Entretanto, segundo revelou a odontóloga Verônica Dutra, secretária da 24ª JOPE, “mesmo sem saber, todos os dias os demais integrantes da categoria atendem esse público“.

Para a Comissão Organizadora da Jornada Odontológica Brasileira, esta é a oportunidade que os profissionais do segmento e acadêmicos têm de conhecer mais sobre a saúde integral do PNE, dentro de um conceito mais amplo. “A JOPE é um avanço para o Tocantins e pretende desmistificar o conceito de Paciente Especial. O PNE compreende desde o paciente com uma ‘simples pressão alta’ até aquele que tem o mais alto grau de comprometimento sistêmico. A JOPE é de fundamental importância, pois trará à sociedade do Tocantins uma oportunidade de capacitação e atualização profissional sobre os novos protocolos de atendimento a esse público, além de uma oportunidade de discutir a prevenção de situações que deixam pacientes sequelados e a garantia dos seus direitos”, explicou Cintia Gonçalves, presidente da Jornada.

A 24ª Jope terá uma série de palestras, todas com foco no atendimento aos PNEs. A abertura caberá ao presidente nacional das Jornadas, Eduardo Hudson Amaral, coordenador do Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial – NAIPE, de Joinville-SC, e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. O tema abordado por ele será Histórico e Panorama Atual da Odontologia Para Pacientes com Necessidades Especiais no Brasil: conquistas e desafios. (Assessoria de imprensa do evento)