Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

A Polícia Militar realizou na noite dessa quarta-feira, 21,a solenidade de formatura do I Curso de Operações de Divisas (COD) da PMTO, turma 2º Sargento QPPM Anamon Rodrigues de Sousa (in memoriam). O evento aconteceu no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas.

A partir de agora, os 34 novos “caçadores”, sendo 33 militares da PMTO e um da PMGO, estão habilitados para atuarem de maneira especializada e direcionada nas divisas do estado, com foco nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo, combatendo ações criminosas de maior potencial ofensivo, como tráfico de armas e de drogas, roubo de cargas, roubo às instituições bancárias, contrabando, descaminho, dentre outras.

O curso teve a carga horária de 660 horas/aula, em regime presencial, distribuídas em 18 disciplinas, ao longo de 15 semanas.

Após a formatura, os profissionais que recebem o título de “caçadores”, se tornam aptos a assumirem as funções e missões inerentes ao patrulhamento tático especial de operações de divisas, podendo ser empregados no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), na Companhia de Operações de Divisas (COD).

O comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça expressou sua gratidão aos militares formados e enfatizou que o curso não apenas visa o aprimoramento técnico dos militares, mas também promove uma visão integrada e eficiente nas ações de controle de divisas para o melhor serviço apresentado a sociedade.

“A Companhia de Operações de Divisas não existe por acaso, nós estamos na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras não por acaso, é devido ao papel importante que temos que desempenhar no combate ao tráfico internacional de drogas e outros crimes, e temos desempenhado. Desde que estabelecemos um comando de operações de divisas, nós praticamente zeramos os crimes de assaltos às instituições financeiras, só tivemos dois episódios e nos dois casos foi dada a resposta adequada, e isso é graças aos investimentos que temos feito para a qualificação dos nossos profissionais e o resultado é mais segurança à população”, concluiu.

Em um momento de grande emoção, os padrinhos e madrinhas dos formandos entregaram os brevês aos novos caçadores e um vídeo com alguns momentos do curso foi exibido, emocionando os presentes.

Ainda durante o evento, os militares realizaram uma simulação de abordagem policial a um veículo com infratores que desobedeceram à ordem de parada da equipe COD e durante a tentativa de fuga, foram capturados e flagrados com substâncias entorpecentes. A ação rendeu aplausos e envolveu o público presente.

A Companhia de Operações de Divisas

Em 2023, a Companhia de Operações de Divisas, que pertence ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) completou 4 anos de existência, atuando em diversas frentes de serviço, atendendo os mais variados tipos de ocorrências e percorrendo os municípios que compõem a área sul, sudeste e sudoeste do Tocantins.

Atualmente a companhia está participando do programa da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, do governo federal, reforçando o combate de crimes fronteiriços.

O maior símbolo que representa a Companhia de Operações de Divisas é a onça preta, animal selvagem que figura como a guardiã natural das divisas do estado do Tocantins. Em alusão à astúcia da onça preta, os formandos recebem a denominação de “caçador”.

Presenças

Estiveram presentes no evento, ainda, o Chefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomás, o Subchefe do Estado Maior da PMTO, o Coronel PM Marizon Mendes Marques, o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel PM Wander Araújo Vieira, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Peterson Ornelas, a deputada estadual Cláudia Lélis, madrinha turma, o deputado estadual Léo Barbosa, a irmã do 2º Sargento QPPM Anamon Rodrigues quem deu nome à turma, Luiza Lídia Ferraz,  além de outras autoridades civis e militares. (PM/TO)

(Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO)

 (Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO)