Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Felipe Bittencourt/Secom-TO

Foto: Felipe Bittencourt/Secom-TO

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio do Quartel do Comando Geral (Palmas), do 3° Batalhão (Gurupi) e da 2ª Companhia Independente (CIBM), de Paraíso do Tocantins, ministrou o curso de condutor de visitantes na Aldeia Santa Izabel, na Ilha do Bananal. O trabalho envolveu 17 indígenas Karajás e contou com apoio da Casa da Cultura, sediada na própria Ilha.

A Aldeia Santa Izabel é a maior da região e, por isso, foi a sede do curso, recebendo indígenas de comunidades menores e instaladas nas proximidades. Entre os temas desenvolvidos pela equipe de bombeiros militares, havia o de primeiros socorros, tido como de grande destaque, por possibilitar melhor trato aos turistas, diante de uma necessidade de locomoção na aldeia.

"É uma forma de enfrentamento às preocupações que temos em relação aos turistas e, também, às necessidades que os indígenas venham ter, ante um desemprego, por exemplo, uma necessidade de ganho de renda, e é uma terapia ocupacional também”, explicou o empresário do setor de turismo na Ilha do Bananal e apoiador da ação, Marcos Miranda. 

As instruções contaram com a participação de três bombeiros militares, sendo o primeiro-sargento Felipe Alves Bittencourt; o segundo-sargento Ricardo Gouveia Silva e o segundo-sargento Marcos Felipe Gonzaga. A atuação durou um dia inteiro, com temas relacionados às teorias e às oficinas práticas de imobilização, ressuscitação cardiopulmonar, desengasgo, avaliação geral do paciente, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e emergência clínica no geral. 

“Trata-se de uma boa iniciativa, que pode ajudar a salvar vidas em caso de emergência, tanto no suporte ao turismo quanto na rotina das comunidades”, destacou o primeiro-sargento Felipe Bittencourt.