Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

D/E Nuno Coelho, José Manoel Igreja, Marco Villas Boas e Jader Batista

D/E Nuno Coelho, José Manoel Igreja, Marco Villas Boas e Jader Batista Foto: Divulgação

Foto: Divulgação D/E Nuno Coelho, José Manoel Igreja, Marco Villas Boas e Jader Batista D/E Nuno Coelho, José Manoel Igreja, Marco Villas Boas e Jader Batista

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), desembargador Marco Antony Villas Boas recebeu, na tarde desta segunda-feira, 17, a visita dos magistrados de Portugal José Manuel Igreja Martins Matos – Mestre em Direito Judiciário pela Escola de Direito da Universidade do Minho, e Nuno Miguel Pereira Ribeiro Coelho, atual Juiz da Vara de Competência Mista de Braga – Portugal.

Os juízes vieram ao TRE para conhecer o sistema de votação por meio da Urna Eletrônica e elogiaram o processo eleitoral brasileiro. “Conhecia a tecnologia brasileira de votação somente pela televisão. Conhecê-la pessoalmente foi uma excelente oportunidade”, ressaltou o juiz José Manuel Igreja.

Na ocasião, o desembargador Villas Boas fez um relato da evolução do sistema de votação no Brasil e no Tocantins, enfatizando que no TRE/TO os testes com as urnas eletrônicas começaram com os computadores, fazendo testes e protótipos. “O processo é muito bem desenhado e maduro”, explicou.

Também participaram da visita a secretária Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Regina Bezerra dos Reis, o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Jader Batista, o chefe da Seção do Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (SEVUE), Francisco Araújo dos Martírios Moura Fé e a diretora executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Ana Beatriz Pretto. (Ascom TRE-TO)