Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Como parte da programação da Amazontech, a Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com o Sebrae realiza a exposição fotográfica Pássaros de Palmas do pesquisador e fotógrafo Renato Torres Pinheiro na galeria municipal de artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho de 19 de outubro a 02 de novembro.

O horário para visitação de 18 a 22 de outubro durante o Amazontech será de 8 às 22h, e no período de 24 de outubro a 02 de novembro, será de segunda a sexta, de 8 às 18h.

Segundo a presidente da FCP, Kátia Maia, Renato Torres traz para essa exposição à delicada leveza que mistura o rigor científico de suas pesquisas a poética das imagens da rica fauna de Palmas revelada nas cores e nas formas da biodiversidade da cidade.

A exposição mostra que o conhecimento ornitológico da área urbana de Palmas tem revelado uma rica e diversa avifauna, no entanto, que assim como em outras cidades, vem sendo descaracterizada em função da perda e transformação dos habitats naturais próprios da complexidade dos processos de ocupação urbana.

As fotografias remetem a um chamamento político aliado à beleza, a plasticidade e leveza do trabalho fotográfico de Renato Torres, e mostra que estes são os ingredientes dessa exposição que é capaz de nos transportar para as ruas e parques da cidade, contemplando o canto dos pássaros, suas ricas combinações de cores, despertando sentimentos e sentidos que levem a diálogos diversos com nossa cidade.

Sobre o artista

Renato Torres Pinheiro, natural de Belo Horizonte e residente tocantinense desde 2002 tem seu nome ligado aos principais estudos sobre a avifauna tocantinense e de Palmas dedicando-se a sua divulgação em diversos meios de comunicação, congressos e publicações científicas nacionais e internacionais.

É professor da Universidade Federal do Tocantins e doutor em Biologia/Ecologia pela Universidade de Alicante, Espanha. Na UFT coordena o Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Aves, além de orientar pesquisas com espécies ameaçadas de extinção, malária aviária e biodiversidade. (Ascop)