Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado em parceria com a Liga Feminino de Combate ao Câncer e o apoio da Sesau - Secretaria Estadual da Saúde abraçam o movimento “Outubro Rosa”.O Palácio Araguaia ganhará uma iluminação de cor rosa, colocada pelo pela Liga nesta sexta-feira, 21, às 19hs na parte externa do Palácio.

A campanha que tem como objetivo principal alertar as mulheres e sociedade em geral sobre a importância que o diagnostico precoce da doença pode evitar maiores transtornos.

O câncer de mama é uma doença que apresenta no Brasil, 49 mil novos casos ao ano. O índice de mortes ocasionadas pelo problema ainda é muito alto. Em outubro, as ações para a prevenção contra o câncer de mama são intensificadas. Iniciado em terras norte americanas o chamado “Outubro Rosa” já se tornou um movimento internacional. Hoje são pessoas, empresas e governos que lutam frente a esse mal.

No Tocantins foram notificados 45 casos de câncer de mana em 2011 até o mês de julho. As ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, como também orientações de prevenção e exame clínico das mamas é realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios.

Se for diagnosticado algum nódulo ou alteração nas mamas, esta paciente deverá ser encaminhada as unidades especializadas de referência em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer da mama (média complexidade). Essas unidades realizam Biopsias (PAAF / PAG), e alguns exames complementares, caso diagnosticado como benigno, a unidade realizará o tratamento e também a cirurgia, caso seja do tipo maligno, a paciente deverá realizar tratamento nas Unacons, em Araguaina ou Palmas.

As unidades especializadas estão localizadas no Ambulatório do Hospital de Augustinópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas de Araguaína, Ambulatório Evangélico de Palmas, Policlínica de Gurupi e Dianópolis.

Alta Complexidade

As Unidades Terciárias são as de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia-UNACON, Palmas e Araguaina (Tratamento Clínico, Cirurgia, Quimioterapia, Reabilitação e em Araguaina também Radioterapia

São 05 (cinco) o número de mamógrafos no SUS para exame e diagnósticos distribuidos nos hospitais de Augustinópolis, Palmas, Gurupi, Araguaína e Dianópolis. O Estado também possui um mamógrafo no HGPP – Hpspital Geral Público de Palmas que é usado somente para controle das pacientes que realizam tratamento no SUS.

Sobre a Liga

A Liga de Prevenção e Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica de utilidade pública que visa dar assistência e apoio psicológico ao portador de câncer carente e aos seus familiares. Para isso, voluntárias buscam doações e parcerias, pois a Liga é uma entidade que não tem funcionários e nenhuma fonte de renda. O trabalho na entidade é 100% voluntário.

A entidade faz doações de medicamentos, fraldas descartáveis, kits de higiene, prótese mamária, cremes hidrantes e cestas básicas. Além disso, compra frutas para os portadores de câncer que ficam na Casa de Apoio e também paga transporte da rodoviária para o HGP de pacientes que são de outras cidades e tem que se deslocar para Palmas para a realização das quimioterapias.

Historia e como surgiu o movimento Outubro Rosa:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (http://www.komen.org).