Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) do Estado e ainda da Casa do Estudante confirmaram ao Conexão Tocantins que vão ingressar ainda hoje com uma representação no Ministério Público Estadual com relação à construção do novo local para eventos, *Catirandê Park Show que deve começar a ser construído no próximo ano.

Segundo o governo a Unitins cedeu a área que fica localizada na saída para Paraíso do Tocantins, às margens do lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães em Palmas.

No foco da ação, segundo informaram os coordenadores, está o questionamento sobre a área na qual será construída o novo aparelho cultural. A UNE argumenta que a área foi doada para a Unitins com o compromisso que fossem construídos os blocos de educação presencial da faculdade.

“Não somos contrários à construção do parque a iniciativa é louvável mas a área é da Unitins para construção dos blocos. O governo fazendo isso estará deixando de investir em educação”, ponderou um dos organizadores, Mário José dos Santos acadêmico de história da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e militante estudantil. “Não podemos permitir que a educação da juventude do Tocantins seja sacrificada para se construir um parque de shows”, completou o estudante.

O vice-presidente da Casa do Estudante de Palmas, Thiago Cabral Borges que é estudante de administração também condenou o uso da área para construção do Parque. “É injusto tirar essa oportunidade que a população tem para investir em educação para construir um parque que pode ser construído em outro local”, ponderou.

Na representação os estudantes vão apontar ainda que o governo federal destinou R$ 11 milhões no governo de Carlos Henrique Gaguim para a construção dos blocos da Unitins mas as obras não foram iniciadas. O recurso pode ter sido utilizado como investimento nos pólos da universidade nos municípios do interior.

Outro ponto levantado pelos estudantes é a construção de um espaço desses perto da UFT pelo barulho e movimentação.

O vereador Bismarque do Movimento (PT) também apoia a ação da UNE e demais.“Eu considero que essas áreas destinadas a educação são áreas intocáveis . Há outras áreas que o Estado tem para construir o Parque”, frisou.Bismarque sugeriu que seja feita uma audiência pública para decidir o assunto.

* O Conexão Tocantins trata desde já o nome do novo aparelho que será construído, como Catirandê Park Show, diferente do que tem sido divulgado oficialmente como "Katirandê Park Show", por entender que, escrito com "K" há uma descaracterização no plano semântico da raiz cultural do nome do ritmo que nomeia o novo aparelho.