Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O ex-presidente da AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, atual presidente do Conselho Deliberativo da instituição e bispo de Miracema do Tocantins, primeira Capital do Estado, Dom Philip Edward Roger Dickmans, participou na última sexta-feira, 21, da inauguração da Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Souza, obra que liga Miracema a Lajeado facilitando a travessia sobre o Rio Tocantins.

De acordo com Dom Philip Dickmans, a inauguração da ponte trará mais desenvolvimento para o povo, e a homenagem é justa pela pessoa que Padre Cícero José de Sousa, representa para população e pela luta brava dos nordestinos, que procuraram o Tocantins para escrever uma nova página na história da vida de cada um. “A ponte não é um sonho, é uma realidade é desenvolvimento para o povo, agora tudo será mais rápido. E hoje, é uma alegria muito grande participar deste momento, onde além da homenagem especial, estamos vendo os dois lados do Tocantins sendo ligados, facilitando o acesso à capital e as regiões do país. Receber o nome de Padre Cícero é uma homenagem à vida dele, pois ele não foi só um sacerdote dedicado a sua missão, mas também um homem de grande cultura, uma pessoa que entrou nesta luta e movimentação para construção da ponte”.

O bispo lembrou ainda, a importância dos políticos através do deputado Stalim Bucar (PR), “que teve coragem com seus companheiros lá na Assembleia Legislativa para fazer essa proposta e nomear a ponte”, disse.

Para finalizar, Dom Philip, aproveitou para enviar um pedido ao presidente da AASJN: “lembrando que por esta ponte, por aqui também vai passar os novos projetos da AASJN que irão começar em Miracema do Tocantins. Nós estamos esperando igual a ponte, mas agora quem sabe, no dia 22 de dezembro, quando vai ser o 13º aniversário da entidade, a missa em vez de ser celebrada lá em Palmas, seja celebrada aqui em Miracema, para começar novos projetos. É um sonho do bispo e ex-presidente. Estou esperando vocês de Palmas para atravessar com os projetos para Miracema”, disse o bispo

Obra

A Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, distante 56 km de Palmas, tem uma extensão de 609,12 metros sobre o Rio Tocanitns, ligando as cidades de Miracema do Tocantins a Lajeado, unindo as rodovias TO-010 e Nicota Pires, TO-445 e interligando todo o norte do país a Palmas. Na obra foi investido mais de R$ 100 milhões, recursos oriundos dos governos estaduais e federais.

O nome da ponte homenageia os imigrantes nordestinos e leva o nome do Padre Cícero José de Sousa, pároco de Miracema, que faleceu em dezembro de 2008.